Sustentabilidade

O que é uma Biorremediação?

biorremediação contato

A biorremediação ajuda a recuperar ambientes contaminados por substâncias tóxicas – e é uma forma de usar a biologia a favor da natureza!

Para retratar como surgiu a biorremediação, comece imaginando um processo simples de extração de petróleo: o óleo é retirado com alta pressão de debaixo de várias camadas de solo, até chegar a uma tubulação específica que o direciona a refinaria, e nesse processo podem ocorrer, inevitavelmente, vazamentos de petróleo no solo trabalhado, que causa um grave problema ambiental. O que se espera de tal impacto negativo é que o nível de toxicidade desse óleo mate todas as formas de vida presentes no solo, impedindo a fertilidade e o desenvolvimento adequado daquele bioma. Mas, você acreditaria se fosse comprovado que alguns seres vivos conseguem sobreviver em um ambiente tão extremo?

A maioria destes seres são microrganismos, como fungos e bactérias, que conseguem usar o petróleo como fonte de alimentação! A biorremediação é uma técnica que se baseia nessa habilidade, fazendo uso desses organismos para tratar ambientes contaminados, não somente por petróleo, mas por vários outros poluentes que podem ser tanto absorvidos pelos microrganismos como degradados por seu metabolismo. Ela entra no ramo que chamamos de biotecnologia ambiental, sub área da biotecnologia que procura preservar e promover o desenvolvimento do meio ambiente de forma cada vez mais sustentável.

Como a biorremediação funciona: os organismos são responsáveis por converter as substâncias nocivas em água e outras moléculas inofensivas para aquele ambiente, enquanto se multiplicam e continuam a propagar esse processo. Para que isso seja feito da melhor forma possível, é necessário que as condições daquele ambiente (temperatura ideal, acidez e nutrientes presentes no solo) estejam otimizadas para favorecer o desenvolvimento dos microrganismos, e é nesse ponto que a biorremediação atua com maestria, pois, ao conhecer biologicamente como os microrganismos são e como crescem, é possível condicionar o ambiente contaminado de forma que a degradação feita por intermédio destes seres vivos seja impulsionada, ou ainda, que possam ser adicionados naquele ambiente os organismos ideais para fazer a biorremediação do poluente em questão.

Mas a biorremediação é um método seguro?

Sim! Além de fazer uso dos próprios microrganismos provenientes de ambientes com a poluição, o que não altera a microbiota local, a remediação resultante por essa técnica, por ser inteiramente biológica, ajuda na recuperação total do meio ambiente, possibilitando, novamente, a fertilidade do solo que levará ao crescimento da fauna original.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *