27-02-2017

O que é Pegada de Carbono?

Atitudes sustentáveis auxiliam a diminuir os impactos ambientais e, consequentemente, a Pegada de Carbono.

Grande parte dos problemas de ordem ambiental está relacionada à emissão de gases de efeito estufa como o Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O) e Clorofluorcarbonetos (CFC). Eles geralmente são originados da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), desmatamento e processos industriais ou agrícolas. Hábitos como descartar o lixo em qualquer local, utilizar os recursos naturais demasiadamente, entre outros, aumenta consideravelmente os riscos ambientais.

Para calcular os índices de gases emitidos no meio ambiente, utiliza-se a Pegada de Carbono, um conceito desenvolvido pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel na década de 1990, cujo objetivo é medir os índices de emissão dos gases de efeito estufa e seus impactos ao meio ambiente e à população. O CO2 é hoje o gás de maior concentração na atmosfera (cerca de 60%), devido à ação humana. Diminuir a pegada de carbono auxilia a minimizar o impacto ambiental, dessa forma, adotar medidas de conscientização é uma maneira de reduzir os danos causados ao meio ambiente.

Saiba mais sobre algumas medidas sustentáveis que contribuem com a redução da pegada de carbono:

Coleta seletiva

O ato de separar o lixo reciclável e não reciclável contribui para diminuir os danos causados pelo descarte de produtos em locais não adequados.

Usar enzimas em processos de produção

As enzimas funcionam como catalisadoras de processos industriais de maneira natural, por isso, elas substituem o uso de substâncias químicas e reduzem a emissão de gases de efeito estufa.

Utilizar bioenergia ou energias renováveis

As energias renováveis do tipo eólica ou solar necessitam de vento e sol para atingir esse objetivo, já as bioenergias são originadas de biomassa (matéria orgânica), por isso necessitam de menos matéria-prima ou recursos naturais para gerar energia.

Ter atitudes sustentáveis

A sustentabilidade é um conjunto de ações que visam à manutenção dos recursos naturais e menor impacto ambiental. Assim, reutilizar água, comprar produtos ecológicos, reciclar e usar menos o automóvel são exemplos de atitudes a serem consideradas.

Biosoluções

A Novozymes é uma multinacional de referência no segmento de enzimas. Elas otimizam o processo de produção de biocombustíveis e podem reduzir em até 130% as emissões de gases de efeito estufa, o que também diminui a pegada de carbono. Dessa forma, todos os trabalhos da Novozymes são baseados em práticas sustentáveis e com menor impacto ambiental. Conheça também outros conteúdos sobre biologia e meio ambiente no Bioblog: https://www.bioblog.com.br/.

Quer fazer um comentário?