12-12-2016

O que é o ciclo do nitrogênio?

Não haveria vida na Terra sem a presença do nitrogênio. Ele é um elemento químico que integra cada um dos aminoácidos do corpo humano, assim como as bases nitrogenadas, presentes nas moléculas de DNA e RNA. Além do mais, 78% do ar da atmosfera é composto por nitrogênio (N2). Por não ser reativo, o nitrogênio vem se acumulando na atmosfera durante toda a existência do Planeta Terra. No entanto, são poucos os seres vivos que conseguem absorver o nitrogênio em sua forma molecular. É para resolver isso que ocorre o Ciclo do Nitrogênio, que corresponde a um ciclo natural em que a estrutura química do nitrogênio passa por transformações em cada uma das fases, tornando-o então possível de ser absorvido por outros organismos.

Alternativa para captação do nitrogênio

Uma das estratégias mais viáveis para a captação de nitrogênio é a rotação de culturas, fazendo a alternância de plantas que fixam e outras que não fixam nitrogênio. No grupo das plantas fixadoras de nitrogênio estão aquelas em que bactérias e outros organismos fixadores presentes nas raízes, é o caso das plantas leguminosas. Com a rotação de culturas é possível favorecer a fixação de nitrogênio em porções seguras, produzindo nutrientes compatíveis com a capacidade de absorção das plantas, o que favorece o desenvolvimento das mesmas.

Soluções da Novozymes para a captação do nitrogênio

A Novozymes, multinacional dinamarquesa líder em biosoluções, desenvolve produtos microbianos inovadores para a agricultura, que maximizam a gestão da produtividade. As soluções para captação de nitrogênio contêm espécies e estirpes de bactérias do gênero Rhizobium, que formam associações simbióticas com plantas leguminosas que fixam o nitrogênio do ar de uma forma que as plantas podem absorver. Além disso, os métodos da Novozymes são seguros e fornecem fosfato para o crescimento das plantas, reduzindo a necessidade de utilizar altas taxas de fertilizantes.

Acesse o site http://www.bioblog.com.br/ e conheça mais sobre as soluções em biotecnologia da Novozymes desenvolvidas para favorecer a agricultura. No Bioblog também é possível acompanhar os inúmeros produtos enzimáticos que têm contribuído para reduzir a quantidade de água e energia utilizada em diversos processos industriais, bem como minimizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Quer fazer um comentário?