Sustentabilidade

O que é Microbiologia? Qual sua relação com Biotecnologia?

Estudo de Microbiologia

A Microbiologia é, basicamente, a área da biologia e da biotecnologia que estuda microrganismos, ou seja, organismos que não podem ser vistos em detalhe a olho nu.

Enquanto a Biologia é responsável pelo estudo da vida, a Microbiologia é responsável por toda a vida “pequena”. Bactérias, fungos, vírus, protozoários, microalgas, são todos exemplos de organismos que se encaixam na área de estudo desse ramo.

E todos esses organismos, chamados de microrganismos, só podem ser vistos e estudados de forma efetiva a partir de um microscópio. Dessa forma, é possível identificar informações cruciais desses seres, como tipo celular (procarionte e eucarionte), morfologia de sua célula e a maneira básica de como esses microrganismos crescem e desenvolvem.

Vale ressaltar que alguns desses microrganismos podem sim, ser visto sem auxílio do microscópio, como é o caso de bactérias, fungos e microalgas. Isso só irá ocorrer quando um grupo de células da mesma espécie se agrupar e crescer, formando o que na Microbiologia é chamado de colônias. Colônias só ocorrem quando o meio que o organismo se encontra está propício para seu crescimento específico, com pH e temperatura ideias e também com presença ou ausência de oxigênio.

Qual a importância da Microbiologia para a Biotecnologia?

Microrganismos são essenciais para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos. A Microbiologia é a base para entender qual é o microrganismo de interesse, e como ele se comporta. Com estudos de microbiologia (na faculdade de Engenharia de Bioprocessos, por exemplo), também é possível entender como estudá-lo em laboratório é o pontapé inicial para desenvolver um processo adequado que otimize seu uso para geração de produto.

A Microbiologia é uma das disciplinas bases que um Biotecnólogo e um Engenheiro de Bioprocessos precisa ter em sua formação. Nos próximos posts, vamos falar de mais algumas das principais disciplinas que fazem parte do dia a dia do estudo em Biotecnologia.

Se tem alguma matéria que você esteja curioso para saber mais, me mande nos comentários! E não esqueça de continuar curtindo 😉

Tags:

3 comentários

  1. Parabéns pelo texto, Letícia! Acompanho seus posts e estou curioso pra saber o que vem depois. Um grande abraço!

  2. Uhm. nove pessoas que guardariam o conhecimento derivado da Atlântida ? Me parecem mais nove ciências, uma analogia aos ramos da pesquisa no mundo moderno. Porém. interessante imaginar onde estaria a Imortalidade provavelmente na microbiologia enquanto a transmutação dos metais e o eletromagnetismo/magnetismo seriam ambos estudados hoje pela física moderna.. MDD, alguma dica para a interpretação não-literal do texto ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *