Agricultura e Alimentação AnimalSustentabilidade

O que é Melhoramento Genético?

Plantas - Melhoramento genético

Apesar de ser um tema visto como novo, discutido muito nos últimos anos, o melhoramento genético existe a milhares de anos!

Para ser mais precisa, o melhoramento genético está presente desde o surgimento da agricultura na rotina do homem. Começou em sua forma mais básica, com métodos clássicos de genética que hoje chamamos de seleção e cruzamento.

Esses métodos eram simples. Ao colher os frutos de sua plantação, os homens separavam as plantas que tinham características melhores, como resistência ao clima ou um gosto mais agradável, e continuam suas plantações a partir somente dessas plantas, descartando as que não tinham as características desejadas. Isso formava uma espécie de semente híbrida, que desenvolveria as vantagens selecionadas.

Essa técnica só foi identificada como um método genético quando o pai da genética, Gregor Mendel, no século 19, separou linhagens de ervilhas por suas diferentes características, e viu como era possível gerar futuras linhagens híbridas. Seu estudo abriu portas para que esse processo fosse melhorado cada vez mais, e tornando-se cada vez mais rápido, sem precisar esperar o crescimento da planta esperada.

De tanto se desenvolveu, que hoje temos técnicas de engenharia genética que selecionam, no DNA de plantas e alimentos, genes que possuem características como as citadas. Agora, ao invés de fazer o cruzamento entre uma linhagem de uma fruta, por exemplo, que possua resistência ao frio, com outra linhagem que deixa o sabor mais doce, e esperar até que a fruta se desenvolva para saber se as características foram passadas, é possível fazer essa seleção isolando a parte do DNA de cada uma dessas linhagens destacadas que corresponde a característica. Assim, pode-se incluir essas partes no DNA de uma planta que ainda vai se desenvolver, garantindo que ela cresça com essas condições já estabelecidas.

Mas isso não causa nenhum problema para nós?

Não, de forma alguma. Toda essa evolução foi decorrente do desenvolvimento da nossa sociedade como um todo, que demanda alimentos de maior qualidade, e em abundância. A tendência é que essa tecnologia se desenvolva cada vez mais para que a agricultura atenda às necessidades do nosso planeta, seja por mais alimentos, alimentos mais saborosos, ou alimentos que possam durar mais.

E a Biotecnologia continuará lado a lado desse desenvolvimento!

Você sabia o quão importante o Melhoramento Genético sempre foi para a humanidade? Compartilhe com os amigos sobre esse ramo tão importante! E não esqueça de deixar seu curtir <3 nesse post!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *