10-02-2017

O que é lipase?

A lipase é um tipo de enzima que ocorre naturalmente no sistema digestório e é responsável por realizar a quebra dos lipídios presentes nos alimentos. O arranjo de moléculas que forma as proteínas está presente abundantemente em todas as células e são consideradas componentes estruturais. As enzimas são proteínas com características catalíticas, ou seja, são capazes de processar substâncias específicas. Para denominar proteínas, é utilizado o sufixo (ina) e para as enzimas é utilizado o sufixo (ase). Para reconhecer o tipo de substância em que cada enzima atua, inclue-se na nomenclatura uma alusão a este, no caso da lipase (lipídio = lip).

A ação das lipases na digestão é semelhante a de "detergentes enzimáticos", convertendo óleos e gorduras em moléculas menores capazes de serem absorvidas pelo organismo. Essa capacidade catalítica é atrativa para a indústria de produtos de limpeza, pois o mesmo processo ocorre na remoção de gorduras de superfícies e tecidos. A obtenção destas enzimas é feita por meio de microrganismos fúngicos em meios com triglicerídeos para desenvolvimento das colônias de fungos filamentosos. As lipases eram utilizadas inicialmente em detergentes para lavagem de roupas com difícil remoção de óleos e gorduras em temperatura baixa, sendo que o primeiro microrganismo em que foi feita a extração foi o fungo Humicola lanuginosa.

Através da aplicação de engenharia genética foi possível inserir o gene da produção da lipase em outras espécies microbianas de cultivo facilitado como o Aspergillus oryzae. A partir desse grande avanço, investiu-se cada vez mais nessa tecnologia e assim foram desenvolvidas dois tipos de lipases: Lipolase® e Lipolase® Ultra. A lipolase atua em diversas faixas de temperatura e preferencialmente em pH alcalino, e é capaz de remover manchas de molhos, frituras, batom e azeite (Ácidos graxos, mono, di- glicerídeos e glicerol). Já a lipolase ultra é uma modificação da lipolase comum e é considerada superior em eficiência, porém, exige condições mais específicas, pH alto, temperaturas baixas e potência iônica alta.

A Novozymes é líder mundial em desenvolvimento de soluções biológicas inovadoras e possui uma gama ampla de formulações enzimáticas sustentáveis para detergentes de baixa temperaturas, para limpeza de louças, cuidados com o lar e limpeza profissional. Visite o nosso site e conheça todas as nossas soluções: http://www.bioblog.com.br/ .

Quer fazer um comentário?