27-09-2016

O que é lactase?

Nos últimos anos, muito tem se ouvido falar sobre intolerância à lactose, devido ao aumento do número de pessoas que possuem deficiência na produção de lactase. E o que é lactase? Trata-se de uma enzima encontrada em nosso corpo responsável pela quebra da lactose. Existem crianças e adultos que carecem de quantidade suficiente de lactase, o que resulta numa capacidade reduzida para decompor a lactose. Essas pessoas são intolerantes à lactose e, com isso, muitas vezes apresentam sintomas como cólicas, inchaço, gases e diarreia. A intolerância à lactose não é algo que necessariamente nasce com a pessoa. Há casos em que a capacidade de digestão e absorção da lactose cai com o passar do tempo, sendo possível adquirir um grau de deficiência ao longo dos anos.

Qual a solução? Enzima digestiva lactase!

As pessoas que são intolerantes à lactose têm a opção de fazer uso da enzima digestiva lactase para permanecer consumindo leite e demais produtos lácteos. Ela pode ser ingerida antes das refeições, em forma de comprimido, cápsulas, pastilhas ou pó. Além disso, diferente do que muitos imaginam, os produtos sem lactose não tem a lactose retirada da composição, porém, é realizado um processo com a adição da enzima lactase, no qual a molécula de lactose é quebrada em glicose e galactose. Dessa forma, os produtos sem lactose não deixam de apresentar as características nutricionais e sensoriais de origem.

Aplicação da enzima lactase na indústria

Industrialmente, a enzima lactase possui uma série de aplicações, entre elas estão:

  1.  Usada em adoçantes de leite e soro;
  2.  Usada em produtos para pessoas intolerantes à lactose;
  3.  Usada para reduzir a cristalização em sorvetes que contêm soro de leite;
  4.  Usada para melhorar a funcionalidade do concentrado proteico;
  5.  Usada na fabricação de lactulose.

Produção de enzimas

A Novozymes, multinacional dinamarquesa e líder mundial no segmento de enzimas industriais, comercializa enzimas para mais de 40 segmentos da indústria. Elas são utilizadas como substitutas dos produtos químicos e conseguem acelerar os processos de produção. Para se ter ideia, existem enzimas da Novozymes que quando utilizadas na fabricação de detergentes facilitam a remoção de manchas. Há também enzimas que melhoram a qualidade do vinho, do pão e da cerveja, assim como outras que são eficientes no aumento do valor nutricional da ração animal. Com o uso de enzimas é possível fazer mais com menos, consumir menos energia e água, além de reduzir resíduos industriais.

2 comments

  1. MUITO BOM! DIZEM QUE A RAIZ DE TODOS OS MALES É A IGNORÂNCIA. O SITE PROPÕE EM SUAS EXPLANAÇÕES ACERCA DE DETERMINADOS ASSUNTOS, AJUDAR NA CAPACITAÇÃO DAS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM. QUANTO MAS APRENDEMOS, MENOS IGNORANTES FICAMOS. SHOW.

    Responder
    1. Bom dia! Agradecemos muito seu comentário e ficamos felizes em saber que o nosso blog colaborou com a ampliação do conhecimento.

      Responder

Quer fazer um comentário?