05-03-2017

O que é gestão ambiental?

Gestão ambiental é um segmento de estudo que visa a administração das ações econômicas e sociais em prol da utilização racional dos recursos naturais, sejam eles renováveis ou não. Essa área de conhecimento engloba também a pesquisa e a aplicação de técnicas de recuperação e conservação da biodiversidade no meio ambiente.

Ela traz ao cenário empresarial a importância da diminuição do desperdício e da defesa de recursos tão importantes à sobrevivência dos ecossistemas, como a água, o ar, a fauna e a flora. Isso conscientiza as empresas quanto a responsabilidade de se repor o que é consumido na natureza, por exemplo. O objetivo principal é prevenir ou reduzir ao máximo o impacto ambiental decorrente das atividades econômicas das instituições. Nesse sentido, algumas medidas podem ser tomadas durante as atividades das indústrias em seu processo de produção:

  • Reciclagem de resíduos;
  • Tratamento e reaproveitamento da água;
  • Desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos;
  • Implantação de mecanismos que diminuam ou anulem a emissão de fluidos poluentes;
  • Investimentos em qualificação e conscientização ecológica dos colaboradores.

A empresa que adota a gestão ambiental cria uma imagem positiva diante do seu público, aumentando a sua visibilidade e as chances de crescimento. Tem economia financeira, com a reutilização de materiais e com a redução da margem de perdas, além de firmar parcerias e atrair clientes por afinidade ideológica. A gestão ambiental é uma medida importante para quem quer obter sucesso no cenário atual. Existe um conjunto de regras padrão que definem como deve ser a gestão ambiental nas empresas públicas e privadas, é a chamada ISO 14000, instituída pela International Organization for Standardization (ISO). A gestão ambiental consiste na efetiva prática dessas medidas.

O profissional qualificado para desenvolver esse trabalho é o Agente de Defesa Ambiental. Ele pode atuar em ambientes urbanos ou rurais, orientando sobre o que deve ser feito. Esse profissional está se tornando essencial, já que a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade cresce a cada dia. Para se tornar um agente, pode-se fazer curso superior na área, em nível de tecnólogo, com duração de dois anos ou bacharel, quatro anos.

Para saber mais sobre biologia, biotecnologia e outros assuntos correlatos, você pode acessar o Bioblog, o canal de informações mantido pela Novozymes, empresa dinamarquesa, de renome internacional, premiada por suas soluções inteligentes quando o assunto é sustentabilidade.

Quer fazer um comentário?