24-02-2017

O que é Biologia?

A biologia é a peça-chave para encontrar soluções sustentáveis que minimizem os impactos ambientais e proporcionem mais qualidade de vida.

Não é por acaso que a Biologia é conhecida como a ciência da vida. Afinal, os biólogos pesquisam diversos aspectos dos organismos vivos, entre eles origem, estrutura, crescimento, função e evolução.

Nove campos principais que integram a Biologia:

  1. Bioquímica: compreende o estudo de todas as substâncias e materiais que integram os seres vivos;
  2. Botânica: corresponde ao estudo das plantas;
  3. Biologia celular: diz respeito à pesquisa sobre as unidades celulares dos seres vivos;
  4. Ecologia: integra as discussões sobre a forma como os organismos interagem com o ambiente;
  5. Biologia evolutiva: campo que estuda a origem e as alterações ocorrida com a diversidade dos seres vivos;
  6. Genética: engloba questões sobre a hereditariedade;
  7. Biologia molecular: tudo que envolve moléculas biológicas é parte deste campo;
  8. Fisiologia: compreende conhecimentos sobre as funções dos organismos;
  9. Zoologia: o universo animal é estudado neste campo, inclusive questões de comportamento.

Embora seja possível dividir a biologia em campos e subcampos, devido à complexidade dessa área, os campos se sobrepõem. Um dos exemplos clássicos é que é praticamente impossível estudar zoologia sem ter conhecimento sobre evolução, fisiologia e ecologia. Também é difícil estudar biologia celular sem saber sobre bioquímica e biologia molecular.

A importância da biologia

A biologia explica a existência de qualquer forma de vida, desde os organismos unicelulares até os mais complexos, como o ser humano. Os diferentes subcampos da biologia referem-se à saúde humana, pois fornecem conhecimento sobre a anatomia humana e estudam os processos físicos e químicos envolvidos.

A reprodução humana também depende muito da biologia, porque explica o processo e encontra métodos para resolver problemas de reprodução. Ela apresenta conhecimentos que ajudam a prolongar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

É também a biologia que estuda a origem de doenças, tais como a etiologia do câncer, infecções, problemas funcionais, podendo auxiliar na descoberta de tratamentos, prevenção e cura de doenças. Por isso, a produção de medicamentos também está totalmente atrelada à essa ciência.

Biosoluções e tecnologia

Com a necessidade de encontrar soluções sustentáveis para alimentar uma população mundial que permanece em crescimento, a biologia é peça-chave. A Novozymes, multinacional dinamarquesa, tem usado os conhecimentos de biologia e sustentabilidade para dar origem a soluções enzimáticas voltadas à alimentação animal que maximizam a eficiência da produção, reduzem a necessidade do uso de antibióticos na pecuária e ajudam a elevar a produção de diversas culturas.

No site Bioblog (www.bioblog.com.br) estão disponíveis informações e curiosidades sobre as áreas de atuação da Novozymes.

Quer fazer um comentário?