16-02-2017

O que é biogás?

O biogás é um gás combustível obtido por meio de digestão anaeróbia. Em Biologia, ela é definida como a decomposição de matéria orgânica (biomassa), por meio de bactérias, sem a presença de oxigênio.Desse modo o biogás, que é composto por 60% de metano (CH4) e 40% de gás carbônico (CO2), tem como características ser incolor, solúvel em água e possuir alto poder calorífico.

Por que é uma boa alternativa energética?

O biogás tem sido considerado como uma potencial alternativa de geração de energia em relação às formas já tradicionais (térmica, hidroelétrica e nuclear). Isso porque a manutenção destas últimas pode trazer problemas ambientais, tais como: alagamento de grandes áreas; alteração do ecossistema; emissão de gases poluentes; vazamento de resíduos nocivos; efeito estufa; entre outros. Já o biogás é obtido por meio de biomassa (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas, bagaço da cana de açúcar, madeira, etc.), então, o uso de recursos naturais é bem menor, o que representa menos impacto ambiental. Além disso, é uma opção baseada em sustentabilidade.

Como obter energia por meio do biogás?

A energia nesse caso pode ser obtida por meio de motores de combustão interna. Assim, a energia química do biogás é transformada em energia mecânica. Depois, um gerador converte esta última em eletricidade. Por fim, ela é repassada para a rede elétrica do país. Outra forma de conseguir energia com o biogás é por meio de um biodigestor. Nesse equipamento, o biocombustível é gerado por meio da reprodução de condições semelhantes às naturais da digestão anaeróbia. O resultado é o biogás, que depois é encanado para alimentar um aquecedor ou gerador de energia. Essa prática é muito indicada para áreas agrícolas e industriais. Desse modo, há total reaproveitamento de matéria-prima e outros resíduos, além de mais economia energética. Se comparado com outros combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), o biogás gera menos gases de efeito estufa, usa recurso renovável, reduz a dependência energética de outros países e é mais barato. Por isso, é uma ótima alternativa energética e sustentável para qualquer país.

Onde encontrar biotecnologia no Brasil?

A multinacional Novozymes é referência na América Latina em biotecnologia e bioinovação. Entre suas principais atividades estão a busca de soluções enzimáticas para acelerar processos de produção de bioenergia (biodiesel e biogás), de forma sustentável.

Assim, todas as suas atividades são pensadas de forma a reduzir o impacto negativo ambiental. Acesse já o Bioblog e conheça uma variedade de conteúdos sobre Biologia e Sustentabilidade: https://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?