Alimentos e Bebidas

O que é Azodicarbonamida (ADA)?

o-que-e-azodicarbonamida-ADA

Os alimentos industrializados e processados apresentam facilidades e praticidade para o consumidor, assim como a alimentação estilo fast food. Um dos aditivos utilizados neste tipo de alimentos é a azodicarbonamida, que também é utilizada na indústria química na fabricação de tapetes, isopor, nas solas de chinelos e sola de borracha de sapatos.

A azodicarbonamida, também conhecida pela sigla ADA (um pó de cor amarela ou alaranjada), é um aditivo químico sintético usado como condicionador de massa na panificação, usado para a massa render mais, pois aumenta sua elasticidade. A substância pode ser encontrada em pães, entre outros.

Um condicionador de massa é uma substância química utilizada para melhorar a textura da massa do pão. Ele também é chamado de melhorador da farinha branca. Além da ADA (Azodicarbonamida), outros aditivos também podem ser empregados em alimentos como condicionadores de massas, são eles: o Ácido ascórbico, os sais de cálcio, o Cloreto de amônio e o Bromato de potássio, este último proibido no Brasil desde os anos 70. Existem também condicionadores de massa naturais como a lecitina, derivada da gema do ovo.

No Brasil, a ADA pode ser utilizada como aditivo alimentar, desde que sejam respeitados os limites estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que indica que o aditivo podeser usado na panificação como melhorador de farinha até uma quantidade máxima de 0,004 gramas a cada 100 gramas de alimento. O rótulo deve conter a informação expressa de que o produto possui azodicarbonamida a fim de informar o consumidor.

O uso de aditivos químicos em alimentos é algo bastante estudado e debatido nos dias de hoje, e certamente quando se trata de um produto de consumo diário como o pão, isso não poderia ser diferente.

5 comentários

  1. Quais as consequências da ingestão do ADA?

    1. Olá Gustavo. Nós compreendemos um pouco da parte técnica e composição da ADA, não necessariamente das consequências de sua ingestão. Para tal resposta, o melhor é consultar um médico ou um nutricionista.

  2. Não sabemos pois não é utilizada no Brasil e já é banida na UE, então falam, falam, e só assustam. Realmente há uma dúzia de melhoradores da farinha, que evitam inclusive que mofe, mas nada que não posamos digerir !!!
    É a mesma coisa com a intolerância à lactose ( menos de 1% da população mundial ) e ao glúten, morre-se mil vezes mais por causa de Pneumonia, Gripe , acidentes automobilísticos e combustível batizado ( chumbo e enxofre ) e isso ninguém se preocupa !!!!

    1. Olá Paulo!
      Realmente, hoje a indústria de panificação possui uma gama ampla de biossoluções, que não interferem na saúde do consumidor, e que atuam como melhoradores, anti-mofo e etc.
      Como o Bioblog tem como valor de editoria informar a população sobre assuntos relacionados aos mais diversos temas, falamos da Azodicarbonamida em caráter informativo, nosso objetivo é apenas explicar à população que ela existe e qual a regulamentação local. Realmente em alguns países ela é banida.
      Acreditamos que há muito no mundo que precisa de atenção, por este motivo uma das nossas preocupações é trazer informação e soluções que realmente contribuam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e tragam sustentabilidade para o mundo.

  3. ADA é mais uma contribuição da Monsanto para a sua “saúde”. E se o Drauzio Careca leva grana pra dizer que esse m….. faz bem é porque o efeito e a verdade estão exatamente do lado oposto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *