17-10-2016

O que é a ONU e quais são suas preocupações com o meio ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) passou a existir a partir de 24 de outubro de 1945, tendo sido planejada por vários anos. Seu nome foi, dessa forma, escolhido pelo ex-presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, em 1942. Nesse sentido, foi concebida logo após a Segunda Guerra Mundial, acontecimento que dizimou milhões de pessoas e dezenas de países. Por esse motivo, seus principais esforços são em prol da paz e desenvolvimento mundial. Durante sua primeira reunião, ficou decidido que sua sede seria localizada nos Estados Unidos, onde, na cidade de Nova Iorque, permanece a sua estrutura central. Hoje possui 193 países-membros, responsáveis pelo financiamento e planejamento de medidas que possam garantir o bem-estar da população mundial. Dentre elas, encontram-se também temas relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Desse modo, a preocupação da ONU com o assunto começou em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano. Nesse momento, foi criada uma declaração que contém bases para a agenda ambiental da organização. Além disso, também foi gerado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Assim, ao longo dos anos diversos eventos desse tipo foram realizados, com vistas a garantir um mundo mais sustentável, em que o impacto ambiental seja reduzido. Dentre seus principais resultados estão:

  •  Em 1992, foi criada a Agenda 21, em que programas voltados para o desenvolvimento sustentável foram a pauta principal.
  •  Em 1997, o protocolo de Kyoto foi desenvolvido, em que ficou estabelecida a redução de gases que causam o efeito estufa por parte de 37 países industrializados e da União Europeia.
  •  Em 2015, foi concebida a Agenda 2030, com o intuito de atingir até o ano de 2030 medidas sustentáveis praticadas por todas as esferas da sociedade.

O uso de enzimas na preservação do meio ambiente

As enzimas constituem-se como um meio para assegurar maior desenvolvimento sustentável, garantindo melhor uso e administração dos nossos recursos naturais e preservação do meio ambiente. Isso é possível graças ao seu poder catalisador durante processos de reação química. Assim, podem ser utilizadas na produção de vários itens: alimentícios, têxteis, limpeza, entre outros. Com essa forma de produção, substâncias químicas são substituídas, a água é menos utilizada e a emissão de CO2 é reduzida, diminuindo o impacto ambiental e os custos.

A Novozymes destaca-se por ser referência no segmento, de modo que todos os seus processos são pensados de forma sustentável. Quer saber mais? Então acesse já http://www.bioblog.com.br/ e descubra como melhorar a saúde de nosso planeta!

Quer fazer um comentário?