11-04-2017

O que é a certificação ISO 22000?

A ISO 22000 veio substituir a ISO 14900 e complementar a ISO 9000, que visavam padronizar e defender os sistemas de gestão da segurança de alimentos.

A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização de padronização e normatização, criada em Genebra, Suíça, em 1947, que, em suma, promove a normatização de empresas e produtos a fim de preservar sua qualidade.

Substituição e complemento

A expressão ISO significa igualdade ou padrão. Assim, a ISO 22000, publicada em 2005, veio substituir a ISO 14900 e complementar a ISO 9000, que visavam padronizar e defender os sistemas de gestão da segurança de alimentos.

A ISO 22000:2005 se desenvolveu em regime de colaboração entre a Global Food Safety Initiative (GFSI) e a Confederation of Food and Drink Industries of the European Union (CIAA), tendo como premissa os pontos do Hazard Analysis of Critical Control Point (HACCP) do Codex Alimentarius Comission, resultado do Fórum Internacional de Normalização de Alimentos, promovido pela Organização das Nações Unidas, por meio da Food and Agriculture Organization (FAO) e da Organização Mundial de Saúde (WHO).

A norma trata de medidas preventivas, consistentes em sistemas de gestão de qualidade e segurança, que elencam requisitos de segurança alimentar visando o controle de danos (biológicos, químicos, físicos ou efeitos adversos) ao consumidor, em todas as etapas da cadeia produtiva (food safety management systems and requeriments for any organization in the food chain), seja na produção, no processo, na distribuição, na estocagem ou no manuseio dos produtos. Abrange temas como Comunicação Interativa, Sistema de Gestão e Controle de Riscos.

Biotecnologia e sustentabilidade

A certificação, por ser positiva e proativa, possibilita o reconhecimento internacional da qualidade da cadeia produtiva, possibilitando a redução de custos com retrabalho e a minimização de prejuízos referentes ao uso de insumos e de matéria-prima. Ainda, possibilita maior transparência, o controle efetivo dos processos internos, a produção racionalizada, impactando significativamente a clientela, além da motivação por parte dos colaboradores, contribuindo, assim, com a sustentabilidade ambiental e social, o que resulta benefícios não somente para a empresa, mas também para a sociedade em geral.

A Novozymes possui a certificação ISO 22000:2005 porque é uma companhia atenta às principais demandas do mercado, cada vez mais exigente quanto ao tema da segurança alimentar. A companhia busca sempre o aperfeiçoamento, adequando-se aos padrões internacionais de regulamentação, por primar pela qualidade, pelo desenvolvimento em suas áreas de atuação, bem como pela observância da sustentabilidade da empresa. Acesse o Bioblog e saiba mais: www.bioblog.com.br.

Quer fazer um comentário?