17-04-2017

O que é a certificação ISO 22.716?

Essa certificação está relacionada à responsabilidade social, pois normatiza todas as fases da produção do cosmético, oferecendo ao consumidor segurança e qualidade.

Mais uma das várias certificações da Novozymes, a ISO 22716 certifica as boas práticas de fabricação para o ramo de produção de cosméticos, traçando princípios básicos de boas práticas a serem aplicados nas instalações que produzem os cosméticos.

A norma ISO 22716 foi oficialmente publicada no ano de 2007 e fornece diretrizes para a produção, controle, armazenamento e expedição dos produtos cosméticos. Tais diretrizes, portanto, focam essencialmente nos aspectos de qualidade e segurança do produto.

Sustentabilidade e responsabilidade social

As organizações comprometidas com a norma seguem orientações práticas e bem definidas para o gerenciamento de ativos humanos, técnicos e administrativos que influenciem na qualidade do produto.

A ISO 22716 está intimamente relacionada à responsabilidade social visto que rege a eficiente normatização para todas as fases de produção do cosmético, assegurando ao consumidor um produto seguro, de qualidade e que, acima de tudo, não oferecerá qualquer risco a sua saúde.

Internacionalmente reconhecida, essa certificação se pauta em cinco fatores principais:

  • Equipamentos e instalações;
  • Desvios, reclamações e recalls;
  • Sistema de gestão da qualidade de cosméticos e a organização;
  • Gestão de materiais e realização de produtos;
  • Melhoria contínua.

Abrangência vasta

Essa certificação possui influência na manutenção de pessoal qualificado e na determinação de suas funções; nas áreas de produção, armazenamento e demais áreas, devendo elas estarem adequadas aos seus propósitos, bem como limpas e sanitizadas; na criação de canal para recebimento de reclamações de clientes, as quais serão investigadas e solucionadas; em auditorias periódicas objetivando o acompanhamento e a observância de quaisquer irregularidades no sistema industrial.

A ISO 22716 alia os benefícios de um instrumento de gestão corporativa que relaciona os processos corporativos e a qualidade dos produtos com a função de proporcionar ao cliente cosméticos seguros, um crescente requisito global no setor.

A norma é globalmente apoiada por meio da Cooperação Internacional para Regulamentação de Cosméticos, a ICCR, e se encaixa muito bem com outras legislações sobre o assunto em diversas localidades.

Assim, o valor que ela agrega à organização é efetivo, elevando o nível do mercado para consumidores e fornecedores em todo o mundo. A Novozymes, multinacional dinamarquesa, referência na produção de enzimas industriais está atenta às principais demandas do mercado, por isso preocupa-se em adequar-se aos padrões internacionais, garantindo sustentabilidade e qualidade em seus produtos.

Acesse o Bioblog e saiba mais: www.bioblog.com.br.

Quer fazer um comentário?