06-04-2017

O que é a certificação FAMI-QS – GMP?

As certificações que uma empresa obtém por meio das normas de qualidade demonstram a sua preocupação com o meio ambiente e com a sociedade em geral.

As certificações que uma empresa obtém por meio das normas de qualidade demonstram a sua preocupação e responsabilidade com a economia, sociedade e meio ambiente. Duas normas de grande importância para indústrias que possuem relações com o ramo alimentício são FAMI-QS e GMP.

Qualidade nos ingredientes

A FAMI-QS é um sistema de qualidade e segurança para ingredientes alimentares especiais e suas respectivas misturas. A norma existe desde 2004, sendo a primeira direcionada ao ramo de alimentos para animais.

É de extrema importância para assegurar a qualidade desses alimentos e de muitos outros, uma vez que minimiza o risco da inserção de ingredientes inseguros ou de qualidade duvidosa na cadeia alimentar. Também estabelece medidas que garantem que outros requisitos de segurança alimentar sejam regulamentados.

Além de ser a única norma deste ramo com a qual é possível obter certificado, a FAMI-QS possui validação internacional, com empresas certificadas espalhadas por mais de 47 países.

Padrão de qualidade

A GMP se trata das boas práticas de fabricação, do inglês Good Manufacturing Practices. Essas práticas são obrigatórias para empresas que trabalham com processos de produção nos mais diversos ramos.

São vários os órgãos internacionais responsáveis pela regulamentação das práticas de fabricação. No Brasil, o órgão de referência é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nos Estados Unidos encontramos a FDA e na Europa, a EMA.

Toda empresa que atua legalmente em um território deve estar atenta às boas práticas de fabricação, pois elas garantem que os padrões de qualidade sejam seguidos, a fim de atingir um resultado final efetivo e de alta qualidade. Produtos feitos de maneira correta e eficaz fazem com que os clientes passem a confiar na marca, assegurando retornos para a empresa.

As boas práticas de fabricação possuem dez princípios, que demonstram a importância de se obter a certificação destas normas. São eles:

  1. Definir os processos da produção de forma controlada;
  2. Seguir os processos de forma minuciosa, evitando contaminações e erros;
  3. Manter os processos de produção documentados;
  4. Validar o trabalho seguindo as normas;
  5. Fornecer estrutura adequada para uma produção de qualidade;
  6. Manter a manutenção dos equipamentos e do local;
  7. Desenvolver e apresentar um trabalho bem executado;
  8. Manter boas práticas diárias de higiene a fim de evitar contaminação;
  9. Manter um controle sistemático dos componentes da produção;
  10. Realizar auditorias para verificar a eficácia das estratégias de produção.

Biosoluções e sustentabilidade

Uma empresa que se preocupa em obter essas certificações demonstra sua adequação às demandas do mercado. A Novozymes, líder mundial em soluções biológicas no segmento de produção de enzimas e microrganismos, procura sempre seguir os padrões de qualidade internacionais para garantir a entrega de produtos de alta qualidade para seus clientes.

Acesse o Bioblog e saiba mais: www.bioblog.com.br.

Quer fazer um comentário?