30-03-2017

O que é a certificação DS/ISO 50001?

Uma empresa que busca adequar-se às normas ISO e obter sua certificação demonstra sua preocupação com a sustentabilidade e a qualidade de seus serviços e produtos. A ISO 50001, também regulamentada pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), refere-se à relação de boas práticas para a implementação de um sistema de gestão de energia que visa reduzir o consumo, além de propor adequações que objetivam a preservação dos recursos naturais.

Com a norma, é possível estabelecer estratégias e processos que são essenciais para um consumo e uso eficaz da energia elétrica. Além disso, as empresas que buscam implantar esses processos tornam suas atividades sustentáveis, ao passo que reduzem a emissão de gases do efeito estufa. Apesar de não ser uma norma obrigatória no Brasil, demonstra grande preocupação das organizações para com o meio ambiente e a população nele inserida.

Para que uma empresa obtenha o certificado ISO 50001, não é necessário que ela seja de um ramo específico. A norma pode ser aplicada independentemente do segmento, tamanho, condições sociais, geográficas e culturais em que a corporação se encontra. Além disso, as estratégias propostas pela norma não servem apenas como atividades imediatas ou como metas a curto prazo, elas propõem um sistema de gestão de melhora contínua, o que torna mais fácil a integralização do gerenciamento da energia com o objetivo de melhorar a qualidade de suas ações e também de sua gestão ambiental.

As empresas que desejam manter seus certificados da norma devem seguir algumas exigências, tais como:

  1. Tornar o uso mais eficaz da energia uma política a ser seguida;
  2. Consolidar objetivos para que essa política seja seguida;
  3. Analisar com dados concretos as situações que envolvem energia na hora de tomar decisões sobAre o assunto;
  4. Sempre rever a política e mantê-la em constante melhora.

Novozymes: uma empresa comprometida com uso racional e eficaz da energia

A Novozymes possui uma grande preocupação com a sustentabilidade e está atenta às demandas do mercado, o que faz com que ela procure sempre adequar-se aos padrões internacionais, como a ISO 50001. Além deste certificado, a Novozymes também possui outras certificações de grande importância, tais como: ISO 9001, ISO 14.001, FAMI-QS – GMP, KOSHER (2008) / HALAL (2014), ISO 22.716, Responsabilidade Social SMETA (2014) e URSA (2016), ISO 22000: 2005 e FSSC 22000:2011. Isso faz com que a companhia possa oferecer as melhores biossoluções para os mais diversos ramos de atividade, sempre com foco na qualidade e sustentabilidade.

Quer fazer um comentário?