Novozymes

Novozymes conta com a Biologia para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A sustentabilidade é vital para que as empresas encarem os desafios das próximas décadas, principalmente relatados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Já falamos aqui sobre a importância das metas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com o crescimento da população, precisamos, cada vez mais, pensar nas alternativas e no papel de cada um para uma utilização cada vez mais sustentável dos recursos naturais, além de criar soluções para os problemas mais complexos em todo o mundo, relacionados à alimentação, água, energia, consumo consciente, agricultura, entre outros temas que estão bem presentes na nossa vida atual. Em todos esses cenários o papel das empresas é fundamental para atingirmos – ou superarmos – esses desafios.

Desde setembro de 2015, na Assembleia Geral da ONU em Nova York, a Novozymes juntou-se aos representantes de todo mundo que uniram forças para divulgar os ODS e aderir à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Desde então, todos os dias, empresas signatárias estão contribuindo para atingir os ODS.

A Novozymes anunciou, em junho de 2019, os 5 ODS que serão foco do seu trabalho até 2030, que são os ODS 07, 13, 06, 12 e 02, respectivamente.

Com relação à energia limpa e acessível, tratadas nas metas do ODS 7, a Novozymes está fortemente envolvida, criando soluções para o setor de biocombustíveis, entendendo que o etanol é parte fundamental do compromisso brasileiro no combate às mudanças climáticas. A empresa apoia o desenvolvimento e promove ativamente o uso de energia renovável. A Novozymes é um membro ativo da iniciativa da ONU para Energia Sustentável para Todos (SE4All), uma parceria voltada a promover o uso de combustíveis de transporte de baixo carbono mais sustentáveis. Além disso, a empresa está comprometida em aumentar o uso de energia renovável em suas próprias instalações. Só em 2018, por exemplo, 23% da energia utilizada veio de fontes renováveis.

Ao permitir a produção de baixo carbono, a Novozymes está ajudando a melhorar a capacidade de mitigação das mudanças climáticas em vários setores. Isso está diretamente relacionado ao ODS 13, Ação contra a mudança global do clima. Um dos objetivos da empresa é ajudar os clientes a economizarem 60 milhões de toneladas de CO2 no setor de transporte e reduzir suas próprias emissões em 25% até 2022.

A empresa mantém seu compromisso com o ODS 6, que trata da água e do saneamento. Uma das iniciativas está voltada ao setor de detergentes, esperando que as soluções biológicas para essa área alcancem mais de 4 bilhões de pessoas, além disso, a empresa, internamente, desenvolve programas de gerenciamento de água em todas as suas unidades.

Diante da preocupação com o futuro da água, a Novozymes criou uma iniciativa global, a HelloScience, para envolver empreendedores, empresas, pesquisadores, estudantes, startups, ONGs, investidores e comunidade que, unidos, podem atuar para desenvolver soluções para os principais desafios da atualidade, como uma comunidade de inovação aberta online, que foca no trabalho colaborativo entre fronteiras. Uma das primeiras propostas da comunidade global foi buscar soluções para o desafio da água potável.

Focados no consumo e produção responsável, com o ODS 12, as bioinovações permitem que os clientes da Novozymes produzam mais com menos e promovem padrões de consumo e produção sustentáveis, reduzindo energia, matérias-primas e consumo de produtos químicos, bem como as emissões de CO2. Outro desafio da empresa é desenvolver planos de gestão para todas embalagens e materiais produzidos pela Novozymes.

Para o ODS 2, que trata da fome zero e agricultura sustentável, a empresa desenvolveu uma meta ousada de auxiliar seus clientes a conseguirem ampliar em 500.000 toneladas de comida melhorando a eficiência da fazenda à mesa.

E você? Tem alguma ideia para ajudar na implementação dos ODS? Conte para gente!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *