Educação

Novozymes apoia Programa Guritiba

Projeto leva o teatro e a cultura a comunidades em situação de vulnerabilidade social e promove a formação de professores

A Novozymes é apoiadora de um projeto que promove acesso à cultura a crianças em situação de vulnerabilidade social: o Programa Guritiba. A iniciativa, que nasceu do Festival de Teatro de Curitiba, leva peças teatrais a escolas e ONGs de Curitiba e Região Metropolitana, e já atendeu mais de 12 mil crianças.

O Programa Guritiba completou, em 2019, um ano de atividades, com mais de 35 organizações assistidas. O projeto sócio-educativo foi fundado há 11 anos como parte do Festival, ganhou autonomia e se tornou uma iniciativa independente, permanente e atuante nas comunidades da região.

Uma das atividades do projeto é a Formação de Educadores, iniciativa que também conta com o apoio da Novozymes e de outras empresas. Nele são desenvolvidas atividades específicas de capacitação destinadas a professores e educadores sociais de áreas de vulnerabilidade social, para que possam incluir elementos culturais em sala de aula. Em um ano de atividades, 164 educadores receberam capacitações. Além disso, o Guritiba também oferece espetáculos teatrais, contação de histórias e ação formativa aos alunos da rede pública de ensino. Assim, por meio de conteúdos em arte-educação, os pequenos têm acesso a atividades artísticas que contribuem para seu desenvolvimento e expressão e fortalecem valores como empatia e autonomia.

A produtora do programa, Carol Scabora, explica que a grande contribuição do projeto é proporcional a inclusão cultural do público infantil sem acesso a atrações artísticas que, normalmente, ficam restritas às regiões centrais das metrópoles. “A programação do Programa Guritiba gera muito impacto, principalmente, para as crianças que nunca tinham ido ao teatro”, comenta.

Com recursos da Lei Rouanet, o Programa Guritiba funciona de forma independente durante oito meses por ano, com atividades semanais em escolas, ONGs, orfanatos e asilos de áreas socialmente vulneráveis. As instituições interessadas em receber atividades sócio-educativas do programa podem entrar em contato pelo email: programaguritiba@parnaxx.com.br ou na página do Facebook: https://facebook.com/guritiba

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *