Sala de Imprensa

Nova enzima ajuda os criadores de aves a produzir mais com menos ração

A Novozymes e a DSM lançam a primeira enzima do mundo voltada a melhorar a funcionalidade intestinal de frangos de corte. Ela permite que os frangos absorvam melhor os nutrientes, e os produtores de aves podem usar menos ração e avançar para uma produção mais sustentável.

Curitiba, novembro de 2018. A Novozymes, líder mundial em soluções biológicas e a DSM, líder mundial em nutrição animal, anunciam o lançamento do BalanciusTM, um novo aditivo alimentar para frangos de corte.

“Balancius é o primeiro e único aditivo alimentar que atua melhorando a saúde intestinal das aves. Isso permite que os frangos absorvam melhor os nutrientes da ração, ajudando-os a crescer melhor e os criadores a usar uma menor quantidade de ração. Nenhuma outra tecnologia funciona assim”, explica Susanne Palsten Buchardt, vice-presidente da Novozymes.

À medida que a população mundial cresce, a ONU (Organização das Nações Unidas) aponta a produção de alimentos e a ação climática como alguns dos maiores desafios do mundo. Ao mesmo tempo, os consumidores buscam alimentos acessíveis e de alta qualidade como parte de uma dieta saudável e balanceada. Melhorar a eficiência na produção de alimentos também é um desafio.

“Esses desafios exigem soluções nutricionais revolucionárias”, diz David Blakemore, Presidente de Nutrição Animal e Saúde da DSM. “O Balancius é o primeiro e único ingrediente alimentar, do seu tipo, que funciona atuando no intestino para melhorar a eficiência alimentar e aumentar o rendimento sustentável dos produtos”.

O Balancius trabalha removendo restos de células bacterianas do intestino da ave e isso permite que os avicultores produzam 3% a mais a partir da mesma quantidade de alimento. Considerando que até 70% dos custos totais de produção de um agricultor vão para alimentos, isso pode ajudá-los a reduzir significativamente os custos e reduzir o impacto ambiental da produção de ração.

Se Balancius for usado para todos os frangos na América Latina e na América do Norte, o potencial total de economia de emissões de gases de efeito estufa pode chegar a 4,2 milhões de toneladas de CO2. A utilização da solução na América Latina corresponde a 500.000 emissões anuais do povo brasileiro1.

Descoberto na natureza

Balancius é uma solução enzimática baseada em uma enzima de ocorrência natural, muramidase, originária de um fungo raro encontrado em um chiqueiro no Japão em 1984.

“Balancius é a última e mais importante inovação da aliança entre a Novozymes e a DSM. Isso mostra o quanto podemos alcançar com nossa inovação na nutrição animal”, afirma David Blakemore e Susanne Palsten Buchardt.

O produto está sendo lançado inicialmente na América Latina e nos EUA.

  1. Cálculos da Novozymes.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *