22-08-2017

Metas de Desenvolvimento Sustentável: um farol para negócios

Claus Stig Pedersen, articulista

Chefe de Sustentabilidade Corporativa da Novozymes

Pela primeira vez na história, 193 países concordaram com um conjunto de metas para o desenvolvimento global até 2030.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou apenas os Objetivos Globais, contemplam soluções empresariais e, portanto, contribuem para oportunidades comerciais incríveis para o setor privado. Na verdade, muitas das necessidades sociais, definidas pelos objetivos, só podem ser atendidas por meio de soluções empresariais.

É uma compreensão global de que esses são alguns dos desafios mais prementes do mundo e nosso objetivo comum é enfrentá-los, – mudanças climáticas, redução de recursos naturais, aumento da população – eles também representam algumas de nossas maiores oportunidades comerciais futuras.

Na Novozymes, encontramos soluções na natureza – enzimas e microrganismos – e produzimos em grandes quantidades para uso industrial. Elas substituem produtos químicos agressivos e ajudam a acelerar os processos de produção. Além disso, contribuem para que nossos clientes possam fazer mais com menos, ao mesmo tempo em que economizam energia e geram menos desperdício. Em 2016, nossos clientes reduziram suas emissões de CO2 em 69 milhões de toneladas por meio da aplicação das tecnologias da Novozymes – o equivalente a tirar 30 milhões de carros da estrada.

Neste contexto, temos razões muito fortes para integrar indicadores de sustentabilidade em nossas operações.

Embora nossas soluções sejam microscópicas, sabemos que elas podem ter um grande impacto e ajudar a enfrentar alguns dos principais desafios que o mundo enfrenta.

Os Objetivos Globais orientaram a definição dos próprios objetivos em longo prazo da Novozymes para cumprir o propósito da empresa de encontrar respostas biológicas para melhorar a vida em um mundo em crescimento. Entre esses objetivos, há uma meta de alcançar seis bilhões de pessoas com nossas soluções biológicas, entregar 10 inovações transformadoras, catalisar cinco parcerias globais para mudanças e economizar 100 milhões de toneladas de CO2 por meio do uso de nossos produtos – tudo até 2020.

Esta é a nossa interpretação de como podemos fazer a diferença no mundo.

Quando trabalhamos com nossos parceiros comerciais, os produtos que desenvolvemos em conjunto podem economizar até 100 vezes a quantidade de CO2 que foi produzida.

Mesmo que o mundo consiga apenas realizar 50% das metas dos ODS, a oportunidade para as empresas é imensa.

Os objetivos representam uma lente para o futuro para entender onde as soluções empresariais sustentáveis serão mais necessárias. Como tal, eles representam uma base sólida e de alto nível de orientação política de longo prazo para negócios – negócios sempre procuram a maior aceitabilidade possível.

Com 193 países concordando com um conjunto de metas para o desenvolvimento global em relação a 2030, aqui está o farol que será um bom guia.

A Novozymes é membro corporativo da Sustainable Marks e Claus Stig Pederson atua no Conselho Consultivo da empresa.

Esta publicação faz parte de uma série produzida pela Huffington Post, com marcas sustentáveis que atuam na redefinição da uma vida melhor para uma nova economia de negócios. O evento Redefinindo a Boa Vida acontecerá em conferências ao redor do mundo. Para encontrar e participar de um evento perto de você, visite sustainablebrands.com/events.

Publicado originalmente em Huffington Post. Clique aqui.

Quer fazer um comentário?