02-08-2017

Louis de Pasteur e suas contribuições para o universo das enzimas

Um dos químicos mais importantes da história revolucionou os métodos de combate às infecções, o que resultou em um grande impacto na medicina e na microbiologia.

            Nossas ruas recebem nomes de personalidades importantes da história. Se você é como nós, sempre presta atenção aos nomes mais curiosos, engraçados e até desconhecidos. Fizemos uma pesquisa rápida no Google e vimos que quase todas as capitais dos estados brasileiros tem uma Rua Pasteur. E você sabe quem foi ele?

Louis Pasteur foi um importante cientista francês, que nasceu em 1822. Um dos químicos mais importantes da história, ele revolucionou os métodos de combate às infecções, o que resultou em um grande impacto na medicina e na microbiologia. Seus intensos estudos sobre a vida dos microrganismos patogênicos o levaram a descobrir uma forma de combatê-los, foi a partir de então, que ele descobriu as vacinas, entre elas, a antirrábica (indicada para a imunização contra a raiva em humanos).

Algumas pesquisas também revelam que foi ele o responsável por uma grande descoberta das enzimas no século XX. Ao desenvolver seus estudos, o químico concluiu que a fermentação do açúcar em álcool, pela levedura, é catalisada por fermentos. Ele entendeu que essas enzimas eram inseparáveis da estrutura das células vivas do levedo, declarando que “a fermentação alcoólica é um ato correlacionado com a vida e organização das células do fermento e não com a sua morte”.

Ao descobrir que os micro-organismos não resistem à alta temperatura, Pasteur empregou seu novo método: aqueceu as bebidas entre 58 e 75 graus Celsius (ºC) e depois as resfriou rapidamente. Ele aplicou a técnica na produção de vinho e de cerveja, mas somente no século 20 a pasteurização foi realizada em leites.

Depois dele, diversos pesquisadores se dedicaram a estudar a fermentação gerada pelas enzimas, até chegarmos aos incríveis feitos atuais, como as reações enzimáticas que são muito importantes nos alimentos, por exemplo, dependendo delas não só a formação de compostos altamente desejáveis, bem como as reações benéficas durante o processamento e armazenamento de alimentos, por exemplo.

Conheça a Novozymes e o Bioblog

A Novozymes é pioneira no segmento de soluções enzimáticas para indústrias de vários setores. Seus trabalhos primam pela manutenção do meio ambiente por meio da integração de práticas sustentáveis. Conheça mais conteúdos sobre o uso de enzimas nas indústrias, Biologia, sustentabilidade e meio ambiente aqui no Bioblog.

Tags: ,

Quer fazer um comentário?