Sustentabilidade

Jovens alemães criam aplicativo para reflorestamento global

O usuário escolhe entre os 50 projetos de reflorestamento de organizações que atuam em países em desenvolvimento disponíveis no app.

Jovens alemães criaram um aplicativo chamado Plant-for-the-Planet (“Plante pelo planeta”, na tradução livre), que permite que pessoas plantem árvores no mundo inteiro com apenas alguns cliques. O usuário escolhe entre os 50 projetos de reflorestamento de organizações que atuam em países em desenvolvimento disponíveis no app.

Cada árvore é adicionada ao contador e o total do dinheiro arrecadado vai diretamente para os plantadores. Não há taxas para doadores, ONGs que plantam as árvores ou qualquer outra pessoa. Com o aplicativo, os benefícios do reflorestamento não se limitam ao meio ambiente; plantar árvores também representa uma fonte vital de renda para comunidades locais.

Por meio do chamado “plante sua própria floresta”, o aplicativo também ajuda a implementar as metas do Desafio de Bonn — um esforço global para restaurar 150 milhões de hectares de terras desmatadas e degradadas do mundo até 2020 e 350 milhões de hectares até 2030 — criando uma reação em cadeia do bem.

O aplicativo Plant-for-the-Planet está disponível para Android e iOS ou como um WebApp. Mais de 10.000 pessoas se inscreveram no aplicativo ainda na fase de desenvolvimento.

A ferramenta também permite que o usuário:

  • Veja onde todas as árvores doadas foram plantadas;
  • Registre árvores que plantou carregando fotos e adicionando o local;
  • Presenteie alguém com árvores doadas;
  • Inicie uma competição de plantio de árvores em escolas, com colegas ou grupo de amigos.

Em sua versão 2.0, o aplicativo permitirá que os usuários observem as florestas doadas crescerem com imagens de satélite.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *