Sustentabilidade

IBGE lança plataforma digital para acompanhar indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A plataforma apresenta também uma seção com notícias, entrevistas, reportagens e conteúdos audiovisuais sobre a temática, além de um calendário de eventos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 O IBGE lançou uma nova Plataforma Digital dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nela está o primeiro conjunto de indicadores globais do Brasil para o acompanhamento desses objetivos, com fichas metodológicas, tabelas, gráficos e mapas. A plataforma apresenta também uma seção com notícias, entrevistas, reportagens e conteúdos audiovisuais sobre a temática, além de um calendário de eventos.

Segundo a Agência IBGE Notícias, pelo site é possível conhecer em que etapa se encontra cada indicador, como os que já foram produzidos, os que estão em análise/construção, os que ainda não possuem dados, os que não têm metodologia global definida e ainda aqueles que não se aplicam ao Brasil. Na área restrita às instituições produtoras de informação, os profissionais que participam dos grupos de trabalho de cada ODS podem compartilhar conteúdos para avançar na discussão sobre os indicadores.

Uma das instituições produtoras de informação que trabalham em parceria com o IBGE é o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A tecnologista em Ciência e Tecnologia, Marcela Aboim Raposo, contou como está sendo essa experiência: “foi uma parceria muito rica, pois os conhecimentos se complementaram. Nós conseguimos juntar o conhecimento da parte de estatísticas nacionais do IBGE, como o PIB, com o conhecimento do Ministério para construir indicadores relacionados ao cálculo de emissões de gases de efeito estufa na indústria”.

Você pode visitar e conhecer a nova plataforma clicando aqui.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *