Sustentabilidade

Holanda abre o primeiro parque feito com plásticos retirados do mar

O Parque Reciclado, criado com plásticos retirados do mar, está localizado na cidade de Roterdã, na Holanda.

A quantidade de plástico que chega ao mar é tão impressionante que foi possível construir um parque inteiro de plásticos reciclados na Europa. É o que divulgou o portal UOL. Localizado na cidade de Roterdã, na Holanda, o parque foi projetado pelo arquiteto holandês Ramon Knoester, em cima de uma plataforma flutuante com resíduos coletados da água do mar.

O parque conta com 140m² e fica próximo ao porto, inclui também áreas verdes flutuantes e um prédio feito de plástico e tem forma de montanha com três grandes bolas. A ideia surgiu depois da observação do arquiteto sobre a quantidade de plástico que chegam às margens do mar todos os dias. Ele contou à agência EFE que a ideia surgiu há muito anos, quando ficou motivado pela preocupação com a poluição de mares e rios. O arquiteto também disse que muitos desistiram e pensaram que os plásticos que estão no mar já não poderiam ser recolhidos ou utilizados, eles então são os primeiros na Europa a encontrar uma forma de classificar o plástico que está na água.

“Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença e salvar o planeta. Conheça aqui no Bioblog onze maneiras fáceis de você ajudar a salvar o planeta”.

A ideia saiu do papel devido à urgência de fazer alguma coisa que ajudasse a combater a quantidade de plástico que é jogada no oceano. Hoje o projeto destina-se a melhorar de forma sustentável a vida dos moradores locais, mas também da vida marinha e aquática.

As enzimas podem ajudar a acabar com o excesso de plástico no mundo. Saiba como lendo a matéria aqui no Bioblog.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *