Sustentabilidade

Hoje é o Dia da Sobrecarga da Terra. Veja como seus hábitos estão impactando o planeta

Você pode participar do Quiz e ver como seus hábitos e consumo estão impactando o planeta. Clique aqui e faça o teste!

Hoje, 29 de julho, é um dia bastante importante para o nosso planeta. Trata-se do “Dia da Sobrecarga da Terra”, ou Earth Overshoot Day, que é a data anual em que a nossa demanda por recursos naturais ultrapassa a capacidade de regeneração do planeta. Empresas, organizações públicas, comunidades e pessoas como eu e você, precisamos disseminar, com urgência, informações que possam fazer a diferença no combate às mudanças climáticas.

Para você entender mais sobre a importância desse tema, precisamos dizer que, a cada ano, essa data se adianta no calendário. Em 2018, o Dia da Sobrecarga da Terra ocorreu em 1º de agosto. Neste ano, em 29 de julho, ou seja, o registro mais prematuro desde a década de 1970.

Para conscientizar sobre o uso e a conservação dos nossos recursos, a Rede Brasil do Pacto Global elaborou um quiz interativo, com o apoio da consultoria ambiental WayCarbon. O teste analisa, de forma simplificada, a nossa Pegada de Carbono individual, que é a medida das emissões de gases causadores de efeito estufa decorrentes direta ou indiretamente de nossas ações.

A Pegada de Carbono é um dos componentes da Pegada Ecológica, que considera ainda os hectares necessários para sustentar o consumo e o estilo de vida de cada pessoa.

A Rede Brasil do Pacto Global tem uma frente de ação contra a mudança do clima, a #Action4ClimateBrazil. Entre as prioridades do Pacto Global em 2019 está o engajamento das empresas e organizações que integram a iniciativa para que tenham compromissos públicos em clima que suportem o objetivo de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C. Com este propósito, foi lançado um programa de projetos e ações que incluirá capacitação sobre três importantes temas: Precificação de Carbono, Science Based Targets e Adaptação.

Você pode participar do Quiz e ver como seus hábitos e consumo estão impactando o planeta. Clique aqui e faça o teste!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *