Sustentabilidade

Glossário da ONU ajuda a entender melhor o ODS 9

glossário

O Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil para a Agenda 2030 lançou o glossário de termos e definições sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, além de orientações sobre políticas públicas para promover a sua implementação

 Muita gente se interessa em conhecer mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o que cada um representa para o futuro da humanidade. Um deles, o ODS 9, por exemplo, tem como proposta a Indústria, inovação e infraestrutura. Ao olhar assim, e as explicações das propostas, para quem não está diretamente ligado ao setor, fica até um pouco difícil entender o significado de palavras como commodities, tecnologias da informação e comunicação (TIC), serviços financeiros e crédito acessível e como todos estão relacionados às metas da Agenda 2030.

ods09

Para facilitar esse entendimento, já partindo da realidade brasileira, o Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil para a Agenda 2030 lançou o glossário de termos e definições sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura). A publicação visa também orientar políticas públicas para promover a implementação desse ODS, entre governos, sociedade civil, setor privado e indivíduos.

Para disseminar esses e outros conceitos relativos ao tema, o glossário também aponta definições sobre o acesso universal à internet, capacidades tecnológicas de setores industriais, desenvolvimento tecnológico, industrialização inclusiva e sustentável e infraestrutura resiliente e de qualidade. No documento, destacam-se ainda termos sobre os países em desenvolvimento sem litoral, pequenos estados insulares em desenvolvimento e países de menor desenvolvimento relativo.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o Grupo Assessor da ONU no país já lançou três glossários: ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima). Os glossários são elaborados com apoio das agências, fundos e programa da ONU no país, de acordo com os respectivos mandatos.

Esses glossários são uma relevante ferramenta de apoio à compreensão integrada dos temas da Agenda 2030. Conhecer conceitos por trás do compromisso firmado pelos países, com destaque para a participação do Brasil na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em setembro de 2015, é fundamental para embasar a formulação de políticas, além de guiar sua implementação e acompanhamento ao longo dos próximos anos.

Você pode conhecer mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Glossário com as explicações sobre o ODS 9, clicando aqui.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *