17-03-2017

Frritt-Flacc e o ODS n°1

As crianças e os adolescentes do mundo todo agora podem contar com livros-aplicativos, que utilizam obras clássicas da literatura para divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta iniciativa faz parte da Coleção Novo Olhar que integra o Projeto Educação, desenvolvido pela multinacional Novozymes e que conta com a parceria da editora StoryMax. A iniciativa visa instigar debates a respeito dos desafios que o planeta enfrenta e como a biologia, a sustentabilidade e as biosoluções podem solucionar os atuais problemas mundiais.

O primeiro livro-aplicativo, lançado em 2016, traz a obra Frritt-Flacc, do autor francês Jules Verne, de forma remodelada. Frritt-Flacc é um conto de suspense e terror que aborda as diferenças sociais e a mesquinhez da humanidade frente ao problema. Esta temática da obra é fundamental para gerar reflexão a respeito do ODS 1, que trata sobre a Erradicação da Pobreza e visa, entre outras metas, reduzir em pelo menos 50% a proporção entre homens, mulheres e crianças de todas as idades que vivem na pobreza.

A obra Frritt-Flacc promove de forma lúdica o debate sobre a importância da sustentabilidade, biologia e biotecnologia para erradicação da pobreza. Isso é necessário, pois dos recursos naturais são extraídas muitas fontes de sobrevivência, como alimentos, roupas, transporte e moradia. A partir da proposta de leitura é possível instigar e mostrar a importância de ações como reciclagem, saneamento básico, agricultura sustentável, pesquisas em biotecnologia e produção de bioenergia para alcançar as metas do ODS 1.

O livro-aplicativo dispõe de conteúdo extra a respeito da obra e sugestões de atividades para gerar a conscientização. Todas as obras da Coleção Novo Olhar foram traduzidas para português, inglês e espanhol. As tramas possuem ilustrações animadas, com efeitos sonoros e formas de interação, visando engajar crianças e adolescentes. As obras estão disponíveis de forma gratuita para tablets e smartphones iOS e Android.

Livro aplicativo Frritt-Flacc é premiado

Entre os destaques do último Prêmio Seleção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, um dos mais significativos do Brasil, esteve a Novozymes, devido à idealização do livro-aplicativo Frritt-Flacc, o qual foi considerado pela banca julgadora como uma das obras recomendadas de 2016.

Para a pesquisadora de leitura digital Benita Pietro, a literatura é um agente de transformação, por isso é preciso maximizar os projetos que já existem e criar novos, como a Coleção Novo Olhar, visando atrair cada vez mais todo o tipo de público.

É necessário aumentar o número e a qualidade dos mediadores dessa literatura, das pessoas que apresentarão a literatura para a criança e para o jovem. Tais mediadores têm que mostrar que a literatura é algo legal e divertido de ser feito e mostrar que qualquer pessoa pode ler".

Sobre a parceria

O Projeto Educação tem como precursores a Novozymes, empresa que desenvolve enzimas e micro-organismos com foco em sustentabilidade, e a StoryMax, uma editora digital que tem como propósito tornar a leitura mais atraente para jovens e crianças. Com o Projeto Educação a Novozymes pretende, até 2020, educar 1 milhão de pessoas a respeito do potencial da biologia.

No site Bioblog (www.bioblog.com.br) estão diversas informações sobre o universo de trabalho da Novozymes.

Quer fazer um comentário?