Sustentabilidade

Florestas e agriculturas precisam combater as mudanças climáticas

As florestas e a agricultura detêm mais de 30% da solução às mudanças climáticas

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um vídeo (assista aqui) para chamar a atenção para um assunto bastante importante. Segundo a entidade, as florestas e a agricultura detêm mais de 30% da solução a crise climática, mas recebem menos de 3% do financiamento para o clima.

Segundo a organização, é preciso acelerar a transição para um modelo de agricultura livre do desmatamento com foco em deter o aquecimento global e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Quase 30% das terras do planeta são utilizadas para pastagens e plantio de alimentos segundo a FAO. Leia aqui no Bioblog”.

Em média, 7 milhões de hectares de florestas tropicais desaparecem todos os anos, o que é equivalente a 26 campos de futebol, a cada minuto. Na maioria das vezes isso é resultado da agricultura. Mas, para alimentar a população crescente os agricultores precisam produzir mais e a solução mais rentável para eles é desflorestar o terreno. Segundo a ONU, hoje, aproximadamente 40% da nossa superfície terrestre já é dedicada à agricultura. Se isso continuar, não conseguiremos combater a crise climática ou atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A ONU diz que é preciso fazer, urgentemente, a transição para uma agricultura sem desflorestamento. E se nós pudéssemos combater a pobreza, a fome e a poluição?” Utilizando a mesma quantidade de terra? Leia aqui no Bioblog.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *