OutrosSustentabilidade

Fermentação como disciplina: Processos Fermentativos!

Processos fermentatvos - fermentação

Já vimos aqui no Bioblog o que é a fermentação, e os principais produtos que obtemos com ela. Mas já pensou em como é estudá-la de fato?

Temos uma disciplina única para trabalhar com os tipos de fermentação: a disciplina de Processos Fermentativos! Mas por que precisamos de uma disciplina dedicada a esse tema?

Isso se explica pela fermentação ser necessária para a fabricação de diversos produtos (alguns que foram citados no post de Biotecnologia e Alimentos), mas também pelo quanto ela pode ser otimizada e adaptada a novos processos. E quem sabe, na formação de novos produtos.

Vale acrescentar que, estudar sobre processos fermentativos não envolve unicamente o metabolismo dos seres vivos que não usam oxigênio (ponto principal que difere a fermentação da respiração). Envolve, também, avaliar como alguns organismos conseguem sobreviver a partir dos dois processos, fermentação e respiração, os chamados organismos anaeróbicos facultativos (lembra-se da diferença entre respiração aeróbica e anaeróbica?). Ter esse conhecimento possibilita avaliar o que esses organismos produzem em cada tipo de metabolismo, e como podem ser aplicados em procedimentos experimentais.

A Saccharomyces cerevisiae é um exemplo de uma levedura do tipo anaeróbica facultativa. O cuidado que a indústria precisa ter é que ela se mantenha em um ambiente restrito de oxigênio, para então produzir o produto desejado: o álcool.

Essa disciplina precisa dos conhecimentos adquiridos em Bioquímica. É essencial que o profissional da área entenda das vias metabólicas envolvidas nos processos de respiração e fermentação, para saber como e quando o organismo faz cada uma, e como isso pode ser desencadeado na indústria. E com esse conhecimento, é preciso avaliar tudo que irá ser necessário no processo – desde de fontes de energia para o microrganismo, água, e tudo o que ele produz – tudo para que a fermentação ocorra com a máxima produtividade.

O que achou de Processos Fermentativos? Me conta nos comentários! Essa é uma disciplina considerada difícil por muitos alunos, devido a complexidades das vias metabólicas analisadas e todos os parâmetros avaliados em uma única fermentação. Mas, mesmo assim, é uma disciplina extremamente importante, usada como base para muitas outras!

Se gostou desse post, não esqueça de deixar o seu “Gostei”! <3

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *