03-04-2017

Fermax™: Prevenção de espuma com alta performance

A formação de espuma no processo de produção de etanol é um problema recorrente, que se for devidamente controlado, pode contribuir para o aumento da eficiência no uso de insumos de controle e produtividade de uma planta produtiva. A formação de espuma acontece durante o processo de fermentação do caldo ou melaço de cana-de-açúcar, e o excesso da mesma pode levar a transbordamentos no tanque de fermentação, desperdiçando matéria prima e diminuindo eficiência da planta. O que acontece também, na maior parte dos casos, é que a espuma ocupa parte do volume útil do tanque, diminuindo a capacidade de produção de etanol da planta.

Combate à formação de espuma

Para remover a espuma gerada durante o processo fermentativo, as usinas utilizam uma combinação de químicos, cujo desempenho muda de acordo com diversas variáveis, como as condições de produção e a qualidade da matéria-prima. Essa inconstância proporcionada pelos agentes químicos pode ser mitigada a partir do uso de enzimas durante o processo produtivo.

É neste contexto que a Novozymes apresenta o FermaxTM, composto da enzima do tipo protease, ele é capaz de hidrolisar as proteínas presentes no meio fermentativo, principalmente nos entornos das leveduras, diminuindo drasticamente a estabilização da espuma. Assim, a espuma não chega a se acumular, colapsando rapidamente, além de se tornar menos densa e mais clara. Logo, o produto atua de forma a reduzir o volume de espuma presente no processo, ao contrário de tentar removê-la, como é o caso das substâncias químicas geralmente empregadas.

 

Benefícios do uso de FermaxTM na produção etanol da cana-de-açúcar

  • Testes realizados com produtores comprovaram que o uso do FermaxTM é capaz de reduzir o custo de produção em até 20%, se comparado ao uso das soluções químicas;
  • Aumento da estabilidade do processo fermentativo e maior previsibilidade do consumo de insumos;
  • Aumento da capacidade de produção de uma planta com limitação em capacidade fermentativa, permitindo melhor ocupação das dornas de fermentação;
  • Permite até 100% de redução do uso de dispersantes e até 70% redução do uso de aditivos químicos;
  • Produção mais sustentável de etanol.

 

Conheça a Novozymes e suas biosoluções

O desenvolvimento da solução FermaxTM demonstra o comprometimento da Novozymes na produção de enzimas de qualidade e o resultado disso é a obtenção de produtos de alta performance, mais competitivos e ecologicamente corretos.

A Novozymes é líder mundial em soluções enzimáticas para indústrias do ramo de biocombustível. Com unidade no Brasil, oferece uma variedade de recursos biotecnológicos a produtores do segmento de etanol de cana-de-açúcar de forma mais sustentável. No Bioblog há uma infinidade de conteúdos sobre sustentabilidade e biotecnologia. Saiba mais em http://www.bioblog.com.br/.

Quer fazer um comentário?