Sustentabilidade

Estão abertas as indicações para o prêmio Campeões da Terra 2020

As candidaturas para o prêmio Campeões da Terra permanecerão abertas até 20 de março de 2020.

As indicações para o prêmio Campeões da Terra 2020, o maior prêmio ambiental da ONU, foram abertas na segunda-feira, 20 de janeiro, com o objetivo de reconhecer a contribuição de líderes destacados de governo, sociedade civil e setor privado cujas ações tiveram um impacto positivo sobre o ambiente. As candidaturas permanecerão abertas até 20 de março de 2020.

Fundado em 2005, o prêmio celebra pioneirismo em quatro categorias: liderança política; inspiração e ação; visão empreendedora e ciência e inovação. “Por meio do prêmio Campeões da Terra, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) busca reconhecer as imensas contribuições de pessoas de todas as esferas da vida que apoiam a saúde do planeta”, disse Inger Andersen, diretora-executiva do PNUMA. “Em um momento em que a humanidade continua causando estragos em nosso meio ambiente, comemoramos os indivíduos, comunidades, empresas e governos que se esforçam para proteger a Terra”.

Todos os anos, os Campeões são selecionados entre centenas de indicações globais, enviados por meio de um processo de indicação pública; a lista de indicados é finalmente submetida a um júri – composto por uma ampla gama de especialistas em meio ambiente que seleciona os premiados.

Desde o seu lançamento, o PNUMA entregou o prêmio Campeões da Terra a 93 pessoas, de líderes mundiais a defensores e defensoras ambientais e criadores de tecnologia. São 22 líderes mundiais, 57 indivíduos e 14 grupos ou organizações.

“Ser nomeada Campeã da Terra foi uma grande honra para nós e nos inspirou a trabalhar ainda mais para proteger os animais da África do Sul”, disse Collet Ngobeni, do Black Mambas, a primeira unidade de guarda florestal anti-caça ilegal da África do Sul. “Todos nós podemos ser Campeões da Terra, basta proteger a natureza”.

Os Campeões da Terra de 2019 foram: a Costa Rica, na categoria ‘Liderança política’; Ant Forest, um miniprograma chinês e iniciativa de plantio de árvores; e o movimento climático jovem, Fridays for Future, na categoria ‘Inspiração e ação’; a professora Katharine Hayhoe, cientista climática da Texas Tech University na categoria ‘Ciência e inovação’; e a marca de roupas para esportes radicais Patagonia, na categoria ‘Visão empresarial’. Os prêmios serão entregues aos vencedores deste ano em uma cerimônia no final de 2020.

Você pode indicar um Campeão da Terra, para isso, clique aqui.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *