Bioenergia

Especialista destaca a importância da criação de valor multigeracional para as empresas no TECO 2020

É preciso alinhar esses interesses e você fazer com que todos trabalhem na mesma direção com o objetivo de criação de valor multigeracional para a família empresária

Gustavo Gonzaga, consultor sênior e sócio da Cambridge Family Enterprise Group, foi um dos destaques do evento TECO 2020. Na plenária no último dia do evento, 18 de novembro, ele abordou temas como liderança, sucessão e os desafios para a sustentabilidade das empresas.

Fundada em 1989, sua consultoria tem reconhecimento global, focada na educação e pesquisa dedicada a apoiar as famílias empresárias para navegar na nova economia e a alcançar sucesso multigeracional. “Apoiamos famílias acionistas e suas empresas familiares, family offices, fundações familiares e riqueza financeira. Entendemos profundamente os ingredientes e ações que levam ao sucesso a longo prazo e apoiamos famílias e grupos de acionistas a estabelecer os vários fatores que constroem famílias fortes e unidas, empresas duradouras, riqueza sustentável e comunidades prósperas – no cenário atual de constante mudança e das gerações que estão por vir”, comentou.

Segundo o especialista, nos últimos anos, mudou muito a forma de liderança e engajamento das novas gerações, as formas como elas vêm trabalhando, e, na verdade, quem desenhará o futuro são elas. “Numa empresa familiar, o fundamental – e para isso a governança é primordial para empresas familiares – é preciso alinhar esses interesses e você fazer com que todos trabalhem na mesma direção com o objetivo de criação de valor multigeracional para a família empresária. Esse é o grande desafio hoje das empresas familiares”, disse.

Durante o evento, uma enquete foi realizada com os expectadores que demonstrou que 37% das empresas participantes eram de controle familiar. “Principalmente as famílias que atuam com agronegócios têm controle familiar. Na sucessão é preciso trabalhar o sucessor e o sucedido e, muitas vezes, as pessoas esquecem de trabalhar o sucedido e com muita sensibilidade e direcionamento para mostrar à nova geração de que nada acontece do dia para noite, o sucesso é um processo”, destacou.

A edição 2020 do TECO foi realizada 100% online, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Os participantes conferiram as novidades do setor de biocombustíveis, apresentadas por um conjunto de palestrantes e debatedores que trazem o cenário da América Latina, interessados em etanol de milho. Perdeu alguma palestra? Você ainda pode assisti-las no link: https://www.tecoexperience.com.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *