Bioenergia

Energias renováveis: você sabe quais são elas?

Energia renovável, também chamada de energia verde ou limpa, gera muito menos impacto ambiental quando comparada às energias provenientes de bases fósseis

Nós falamos muito sobre energias renováveis aqui no BioBlog e sobre como a necessidade de se substituir as fontes derivadas de petróleo por fontes limpas está cada dia maior. O uso de energia oriunda de fontes não renováveis é muito prejudicial ao meio ambiente e à nossa própria saúde devido à emissão de gases poluentes como o gás carbônico. É por isso que, dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, existe um que pretende, dentre várias outras metas, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global até 2030: o ODS 7.

É importante ressaltar que as fontes de energiar citadas a seguir não são 100% limpas, ou seja, de alguma forma elas acabam lançando poluentes na atmosfera (como a prórpia construção das usinas), mas em quantidades muito menores do que as fontes não renováveis e é por isso que elas são tão importantes no combate ao aquecimento global e outros problemas ambientais.

1. Solar

A energia solar é gerada a partir dos raios do sol e, por meio de placas ou painéis compostos por células fotovoltaicas, é transformada em corrente elétrica. A instalação do sistema fotovoltaico ainda demanda um alto investimento mas, por outro lado, acarreta numa economia na conta de energia no fim do mês, principalmente das casas onde o sol aparece quase o ano todo já que a energia solar pode ser usada para esquentar a água do banho e da louça.

2. Geotérmica

É oriunda do magma (lembra das aulas de geografia do ensino fundamental?), uma espécie de pasta formada por rochas em fusão aquecidas entre 600°C e 1000°C que existe no interior da Terra e transforma todo esse calor em energia térmica ou energia elétrica. Ela emite bem menos carbono do que outras fontes mas exige o uso de outros tipos de energia para o funcionamento da bomba que transfere a energia do núcleo da Terra para a superfície, tornando-a mais cara.

3. Eólica

Esse tipo de energia provém de aerogeradores que transformam a força mecânica gerada pela rotação de hélices gigantescas movidas pelo vento em energia elétrica. Atualmente, a China é a maior produtora mundial de energia eólica. No Brasil os estados que lideram a produção de energia eólica são: Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí.

ENERGIAS RENOVÁVEIS
Parque Eólico Osório – RS                                       Fonte: Pixabay

4. Hidráulica

Transforma a energia mecânica derivada do movimento das águas em energia elétrica e é um dos tipos de energia mais usadas no mundo todo. Tem um alto desempenho energético mas a construção de usinas hidrelétricas infelizmente gera impactos ambientais e principalmente socioambientais devido ao grande espaço territorial necessário. 

5. Biomassa

A energia de biomassa é gerada por meio de matéria orgânica animal ou vegetal. Dentro desse tipo de energia existem os biocombustíveis e o biogás. Um exemplo bem comum é o etanol, um combustível cada vez mais usado no mundo todo e que é produzido, principalmente, por meio da cana-de-açúcar e do milho.

E aí, você conhecia todos esses tipos de energias renováveis? Conta pra gente aqui nos comentários se você já usa alguma delas na sua casa (além da hidrelétrica)!

 

 

 

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *