Sustentabilidade

Empreendedores alemães apostam nos musgos para diminuir a poluição das cidades

A invenção, a CityTree, atua tanto como purificador de ar quanto como um display de plantas

Uma iniciativa de dois empreendedores está fazendo a diferença na Alemanha.  Peter Sänger, de 26 anos, e Liang Wu, de 34, se juntaram na luta contra a poluição do ar no país. Eles acreditam que se você não pode medi-la, não poderá vencê-la. É por isso que eles fundaram a Green City Solutions — uma solução para quantificar e purificar o ar das cidades por meio de instalações urbanas com musgos.

A invenção, a CityTree, atua tanto como purificador de ar quanto como um display de plantas. Produzidas com base na ciência, as “árvores” verticais de painéis planos espalhadas por cidades da Europa “comem” a poluição do ar e ao mesmo tempo servem de assentos para pedestres.

A visão de Sänger e Wu é de um mundo em que as pessoas nas cidades possam viver de forma saudável. Eles esperam criar condições de vida que permitam a todas as pessoas no mundo ter permanentemente ar limpo para respirar.

O musgo naturalmente filtra os poluentes do ar com muita eficácia. Usando tecnologia remota, a CityTree combina esse fator purificador de ar com essa tecnologia para aumentar o fluxo de ar através das “árvores”. Isso permite que elas “suguem” e limpem mais ar do que o normal, e a quantidade de ar filtrado pode ser aumentada dependendo dos níveis de poluição em diferentes momentos do dia.

A empresa alemã de tecnologia verde é agora financiada pela Comissão Europeia para criar e testar cientificamente uma rede CityTree de 15 unidades em pontos críticos de poluição em Berlim no próximo ano.

O chefe do Departamento de Água Doce, Terra e Clima da ONU Meio Ambiente, Tim Christophersen, disse que especialmente no período que antecede a Cúpula sobre Ação Climática de 2019 — que se concentrará nas cidades, em soluções baseadas na natureza e na resiliência às mudanças do clima — as árvores são cada vez mais reconhecidas como recursos vitais.

“A natureza pode nos ajudar a superar muitos problemas ambientais criados pelo homem, e precisamos de soluções criativas. A CityTree pode ser implantada em pontos críticos de poluição do ar, como uma adição interessante para árvores urbanas e espaços verdes, em que as cidades também devem investir”, comentou sobre a proposta.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *