Sustentabilidade

É possível reverter os efeitos do aquecimento global em menos de 10 anos?

Dentre os efeitos do aumento da temperatura da Terra estão secas, furacões, enchentes, extinções em massa e aumento no nível do mar global

 

Não é de hoje que organizações como a ONU (Organização das Nações Unidas) vêm alertando sobre os riscos do aquecimento global para a vida na Terra. Esse fenômeno ocorre devido à emissão excessiva de Gases de Efeito Estufa, como o dióxido de carbono, gás carbônico ou, simplesmente, CO2 e ocasionando o aumento da temperatura da superfície terrestre há anos.

Diante disso, em 2015, 195 países assinaram o Acordo de Paris com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças. Além disso, o acordo estabelece a meta de limitar o aquecimento do planeta a bem menos de 2ºC, mais especificamente, a 1,5ºC. Nesse mesmo ano, foram defindos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade até 2030.

2030…Bom, você pode pensar “Ah, ainda faltam 10 anos, vai dar tempo”, mas, infelizmente, nosso prazo está mais perto de acabar do que você imagina. No final de Setembro imagens do Relógio Metronome em Nova York viralizaram nas redes sociais pelo mundo todo. O relógio, no dia 19 de Setembro às 15h20 passou a marcar o seguinte: 7 anos, 103 dias, 15 horas, 40 minutos e 7 segundos.

E o que isso significa?

O que vai acontecer daqui a esse tempo?

O relógio faz parte de uma ação de conscientização durante a Semana do Clima e significa que, se atitudes contra a mudança global do clima não forem tomadas, dentro de pouco mais de 7 anos, as mudanças que já ocorreram serão irreversíveis.

Ou seja, temos menos de 10 anos para tentar mudar a história do nosso planeta e evitar que as mudanças climáticas afetem a vida na Terra para sempre. No ano passado, a ONU já havia publicado um documento no qual ela afirma que temos 12 anos para reverter as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global, mas, segundo o Relógio Metronome, nosso prazo já caiu quase que pela metade.

 

É hora de agir! E você, o que tem feito para combater as mudanças climáticas? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

 

 

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *