Cuidados Domésticos

Detergentes enzimáticos ajudam a combater as infecções hospitalares

detergentes - Hospital

Produto consegue agir em instrumentos e superfícies de difícil acesso para a limpeza comum.

Os processos de desinfecção, esterilização e limpeza de áreas hospitalares, bem como de tecidos e equipamentos, são primordiais para o trabalho no setor de saúde. Com protocolos diferenciados e extremamente exigentes, não é possível fazer uma limpeza profunda e de qualidade somente com água e com detergentes comuns. É preciso contar com produtos que sejam desenvolvidos especificamente para retirar sujidades profundas, que penetram em diversos tipos de superfícies.

Todos esses resíduos são mais facilmente dissolvidos com a ajuda de detergentes enzimáticos que fragmentam esse tipo de matéria orgânica, facilitando a absorção e remoção. Esse é um produto diferente de outros, porque em sua composição encontramos uma combinação de tensoativos, pH e enzimas. O produto não espuma, o seu pH é neutro, fator importante em sua aplicação, não é corrosivo, não irrita e tem a vantagem de ser biodegradável.

O detergente enzimático é um produto desenvolvido para proporcionar um efeito limpador de alta eficácia. Seu uso é voltado para a dissolução de material orgânico, como, por exemplo, resíduos de tecidos corpóreos, muco, pus, sangue, entre tantas outras sujidades que possam aderir ao instrumental usado no ambiente odontológico e hospitalar. Com essa solução exclusiva, os instrumentais são imersos na solução por um menor período e é possível alcançar até os locais mais difíceis desses equipamentos, que não são danificados, pois não há ação corrosiva, como é o caso de artigos usados para cirurgias minimamente invasivas, como tesouras, pinças e outros que têm design tubular, o que podem dificultar a limpeza completa. As enzimas contribuem para aumentar a vida útil dos instrumentais.

Os detergentes enzimáticos são considerados um grande avanço na questão da limpeza de instrumentos e artigos médicos. As matérias-primas que são utilizadas para sua produção não danificam os equipamentos ou os instrumentos em que são usados. Essa preservação do instrumental se deve, e muito, ao pH neutro, por isso, ao utilizar esse tipo de produto é preciso seguir, atentamente, as orientações do fabricante para obter os melhores resultados, como não misturar produtos químicos ao detergente enzimático, para não invalidar a ação das enzimas e usar, após a limpeza, um produto desinfetante.

Com o apoio das enzimas, os detergentes enzimáticos removem, por completo, os resíduos corporais úmidos nas superfícies, ajudando a impedir a formação de biofilme e o acúmulo de camadas de microrganismos.

Tags:

2 comments

  1. Esse produto pode ser usado na limpeza e desinfecção de lavadoras ultrassonicas que enxaguante até 7 x com 5 MTS cada enxague .os vidros e artigos de banco de leite humano..ou ele não é recomendado para artigos de alimentos

    1. Olá Silvana!
      Agradecemos a sua pergunta. Os detergente enzimáticos podem ser utilizados em lavadoras ultrassônicas no processo de limpeza de artigos hospitalares, uma vez que esta opção esteja recomendada no rótulo do produto. Para questões específicas de aplicação (tais como dosagem, tempo e tipo de artigo) o fabricante final do detergente deve ser consultado para promover as devidas orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *