28-02-2017

Desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, social e ambiental

Adotar práticas sustentáveis, como utilizar a água e energia de forma correta e sem desperdício, separar o lixo e utilizar menos o automóvel são ações que contribuem para diminuir o impacto ambiental.

Os impactos negativos no meio ambiente e suas consequências têm despertado a atenção em diversos campos sociais e acadêmicos, como na Biologia e Geografia. Afinal, por causa da intervenção humana, cidades e ecossistemas ao redor do mundo foram destruídos ou estão muito poluídos. A saúde da população também foi e ainda é afetada com várias patologias e a melhor maneira de atender às necessidades das pessoas sem afetar o meio ambiente é utilizando ações sustentáveis.

O que é desenvolvimento sustentável

Compreendido como um conjunto de práticas que permitem o crescimento econômico e social da preservação do meio ambiente, esse tipo de iniciativa é pauta de discussão em diversas conferências da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio de programas e metas instituídas, os países participantes adotam a sustentabilidade como pilar para outras ações importantes. Em 2015, a ONU firmou um acordo com essas nações para que até 2030 problemas de ordem ambiental e social sejam reduzidos com a adoção de práticas sustentáveis.

Objetivos do desenvolvimento sustentável

São 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da Agenda do Desenvolvimento Sustentável e, de forma simples, buscam a redução do impacto negativo ambiental, erradicação da pobreza e fome, crescimento econômico por meio de ações sustentáveis, redução da desigualdade, entre outros.

Para isso, é então necessário reduzir a emissão de gases de efeito estufa, poluição do solo e água e desmatamento, além de garantir melhor gestão dos recursos naturais. Na via social, deve-se investir em cooperativas de reciclagem, agricultura sustentável e educação. No campo econômico, busca-se o uso de matérias-primas renováveis ou recicladas e uso de bioenergia ou biotecnologia nas indústrias.

Os governos também devem fazer melhor planejamento urbano e garantir a coleta seletiva e saneamento básico. Já a população, deve procurar consumir alimentos livres de agrotóxicos, ter acesso a meios de transporte ecológicos e descartar o lixo em locais adequados.

Soluções ecologicamente corretas

A Novozymes é líder mundial no segmento de soluções enzimáticas, pensadas para atender as necessidades de negócios industriais e agrícolas de forma mais econômica e sustentável. As enzimas podem substituir substâncias químicas e acelerar processos de maneira natural, minimizando os impactos ambientais. Acesse o Bioblog e descubra mais conteúdos interessantes sobre Sustentabilidade e Biologia: https://www.bioblog.com.br/.

Quer fazer um comentário?