Sustentabilidade

Cúpula da Juventude pelo Clima da ONU: jovens pedem fim dos combustíveis fósseis

Foi o primeiro encontro da ONU reunindo jovens que se dedicam à ação pelo clima

Um dia depois que milhares de pessoas marcharam pelo mundo – de Nova Iorque a Nova Deli, de Santiago a São Francisco – pedindo ações urgentes pelo clima, mais de 600 jovens participaram da Cúpula da Juventude para o Clima, no último dia 21 de setembro, em Nova Iorque. Para eles, é necessário que os líderes políticos façam mudanças radicais no uso de combustíveis fósseis e rumo a energia limpa, proteção dos oceanos e promoção do consumo sustentável.

Foi o primeiro encontro da ONU reunindo jovens que se dedicam à ação pelo clima, que tem por objetivo dar voz às demandas da juventude por ações rápidas para que não se revertam os ganhos de desenvolvimento das décadas recentes, que melhoraram a vida de milhões de pessoas.

Organizada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Cúpula da Juventude pelo clima reuniu jovens de mais de 140 países e territórios para compartilhamento de soluções num palco global e para dar  um recado claro aos líderes mundiais: precisamos agir agora para as mudanças climáticas.

Os resultados do encontro foram encaminhados para a Cúpula do Clima, que reuniu chefes de estado e de governo, dirigentes de empresa e líderes da sociedade civil.

Guterres classificou esta geração de jovens como essencial para combater a crise global e disse que ainda estamos perdendo a corrida para as mudanças climáticas. “Mas estamos num impulso de mudança, graças à iniciativa de Greta Thunberg e a coragem com que ela começou este movimento”, afirmou o secretário-geral para a jovem ativista sueca de 16 anos.

“Milhões de pessoas ao redor do mundo estão dizendo claramente que querem mudanças, que os tomadores de decisão precisam mudar e que eles devem ser responsabilizados”, afirmou Guterres.

Jayathma Wickramanayake, enviada do secretário-geral para a Juventude, lembrou que a mudança climática é o assunto determinantes do nosso tempo. “Milhões de jovens em todo o mundo já estão sendo afetados. Se não agirmos agora, o impacto será severo”, alertou.

A Cúpula teve um formato diferente, com discussões e sessões de perguntas e respostas lideradas por moderadores e jovens. Entre os participantes estavam os 100 vencedores do bilhete verde, incluindo o brasileiro João Henrique Alves Cerqueira.

E você? Conta pra gente o que você está fazendo para ajudar a evitar o aquecimento global?

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *