21-02-2017

Consumo verde e sustentabilidade ambiental

O conceito de consumo consciente tem crescido cada vez mais, mas, ainda precisamos ampliar esta prática. As consequências disso podem ser sentidas por meio de problemas como acúmulo de lixo, aquecimento global, poluição e efeito estufa. Isso despertou a atenção da população, das áreas da Educação (principalmente Biologia e Geografia), ambientalistas e entidades governamentais. A partir dessa preocupação, nasceu o termo consumo verde.

O conceito de consumo verde

O consumo verde está relacionado com a compra de produtos de qualidade e bom preço, mas que tenham sido fabricados de forma sustentável, ou seja, que não tenham prejudicado o meio ambiente e/ou pessoas. Com as redes sociais, nas quais as informações são compartilhadas rapidamente, esse conceito tornou-se mais discutido ainda. Então, as pessoas passaram exigir de fabricantes em geral uma melhor postura nesse sentido.

Quem é o consumidor verde?

Além de ser muito bem informado, o consumidor verde é engajado ambientalmente, socialmente e economicamente. Assim, ele busca praticar essas ideias em todos os aspectos de sua vida. Por exemplo, evita usar o automóvel e o substitui pela bicicleta, caminhada ou transporte coletivo; separa o lixo entre reciclável e não reciclável; usa sacolas ecológicas; compra produtos orgânicos ou ecologicamente corretos; busca economia de energia elétrica e denuncia irregularidades no sentido ambiental ou social.

Tendências em consumo verde e sustentabilidade

Por meio do consumo verde, também sugiram outras tendências, como o de rótulo limpo (clean label). Isso significa que os consumidores estão lendo rótulos e evitam comprar produtos com aditivos químicos. Por isso, as empresas procuram cada vez mais outras formas de fabricar, utilizando enzimas no lugar dessas substâncias químicas, por exemplo. As companhias estão ainda procurando por práticas e tecnologias para não poluir o meio ambiente e evitar a emissão de gases de efeito estufa. Essa é a via para que todos alcancem um planeta mais saudável e os impactos ambientais sejam reduzidos. Assim, melhorar o acesso à bioenergia, aos biocombustíveis e aos produtos ecologicamente corretos é um importante passo para atingir esses objetivos.

A Novozymes é pioneira em biotecnologia sustentável

A multinacional Novozymes é referência mundial em biotecnologia sustentável. Entre suas soluções está a aplicação de enzimas em indústrias para vários segmentos. É também responsável pelo conteúdo do Bioblog. Nele, você encontra artigos sobre Biologia, Biotecnologia, Sustentabilidade e Meio Ambiente, acesse: https://www.bioblog.com.br/

Quer fazer um comentário?