O ODS 01 busca acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares.
Atualmente, mais de 700 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema, ou seja com menos de US$ 1,90 por dia. Essas pessoas carecem de alimentos, água limpa, e saneamento. 50% de todas as pessoas vivendo nessa situação tem menos de 18 anos.
Mesmo trabalhando essas pessoas continuam na extrema pobreza. Cerca de 8% dos trabalhadores mundiais sobrevivem dessa maneria.
É considerado pela Agenda 2030 o maior desafio global e possui 7 metas. Algumas delas são: erradicar a pobreza extrema, implementar medidas e sistemas de proteção social, garantir que homens e mulheres em situação de vulnerabilidade tenham direitos iguais aos recursos econômicos, e acesso a recursos básicos.
Em seu livro “O Fim Da Pobreza”, o economista Jeffrey Sachs calculou que para acabar com a pobreza em 20 anos, o custo por ano seria de US$175 Bilhões, isso representa menos de 1% da renda combinada dos países mais ricos.
Todas as áreas da sociedade podem agir para fazer a diferença e contribuir com o fim da pobreza.
Governos podem criar políticas que ajudem a gerar empregos e oportunidades para os mais pobres e marginalizados, e implementar políticas fiscais em favor dessas pessoas.
O setor privado, como motor do crescimento econômico, pode promover oportunidades economicas em setores disponíveis à essas pessoas.
Para a comunidade acadêmica, disseminar o conhecimento sobre essa situação é vital para o cumprimento desse objetivo, assim como desenvolver novas tecnologias sirvam de solução aos problemas enfrentados pelos pobres.
Existem também organizações internacionais que tem o objetivo de combater a pobreza e a desigualdade, como por exemplo a Associação Internacional do Desenvolvimento (IDA*) parte do Banco Mundial que disponibiliza crédito para programas que fortalecem o crescimento econômico em 75 dos países mais pobres.
O IDA financia projetos como o Projeto de Emprego Rápido, que já forneceu treinamento para mais de 11.500 jovens e mulheres vulneráveis e empregou mais 12.600 dos jovens em maior risco nas Ilhas Salomão, país onde apenas um quinto da população tem trabalho formal.
O Grameen Bank, conhecido como o “Banco do Povo” do empreendedor social Muhhamad Yunnus já ofereceu microcréditos a mais de 23 milhões de pessoas, ajudando a estabelecer a elas um primeiro passo para uma segurança financeira.
É correto dizer que o desafio proposto pelo ODS 1 é imenso. Tão imenso que não pode ser ignorado. Todos nós temos o dever de entender que o desenvolvimento só é verdadeiro quando ele é para todos.
Diz pra gente como você vai encarar esse desafio. Compartilhe esse conteúdo e mostre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
*Sigla em inglês para Internacional Development Association
ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável