Sustentabilidade

Conheça Katowice, na Polônia, cidade sede da COP 24

A cidade de Katowice, na Polônia, será a sede do encontro da cúpula climática da ONU (COP 24), no mês de dezembro de 2018.

Katowice, na Polônia, será a sede do encontro da cúpula climática da ONU, no mês de dezembro de 2018, é uma das mais belas cidades da Europa e o símbolo da cidade é o “Spodek”, a maior sala de concertos e esportes no país. Na cidade, também, está localizado o maior parque urbano da Polônia, criado a partir de entulhos e aterros das minas de carvão da década de 50 do século XX.

Conhecida também como a pioneira na Europa nos esforços para restaurar a vida nas áreas ecologicamente degradas, a cidade integra, desde 2015, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da música. Com quase 300 mil habitantes, a cidade e sua intensa atividade cultural, abriga festivais e eventos teatrais no Silesian Theatre, que é o maior teatro da região. Além dele, a Galeria de Arte Contemporânea BWA, criada em 1949, é uma construção que impressiona, como também o Museu da Silésia, inaugurado em 1929, o Museu da História de Katowice, a Galeria Szyb Wilson e o Monumento da Silésia Insurgentes.

A cidade também é lembrada por suas grandes personalidades, como Kurt Goldstein, pioneiro em neuropsicologia moderna e co-editor do Journal of Humanistic Psychology e criador da teoria holística do organismo, além dele, Maria Göppert-Mayer, Nobel de Física em 1963, por propor um novo modelo do envoltório do núcleo atômico, e Jerzy Kukuczka, considerado um dos melhores alpinistas de alta altitude de todos os tempos.

O Aeroporto Internacional de Katowice (KTW) é um dos mais movimentados da Polônia, ele opera voos nacionais e internacionais partindo e chegando de outros países da Europa e é, também, muito usado por viajantes que querem conhecer Auschwitz-Birkenau, o campo de concentração para onde os judeus eram levados durante o regime nazista, que fica a 30km do centro da cidade.

Tags:

Um comentário

  1. Uau! Adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *