Outros

Compostagem é uma alternativa para o uso adequado do lixo orgânico e ajudar a diminuir as mudanças climáticas

De uma maneira bem simples e prática você pode transformar o seu lixo orgânico em uma bela compostagem que se transformará em um adubo natural para as suas plantas.

Nós produzimos muito lixo orgânico em nossas casas. Restos de comida, cascas de frutas, folhas de legumes e verduras. Tudo isso costuma acumular em um lixo que não pode ser reciclado, mas, na verdade, ele é um excelente resíduo para quem gosta de ter um jardim bonito, uma horta bastante produtiva ou até mesmo um vasinho com plantas ou temperos em casa. De uma maneira bem simples e prática você pode transformar o seu lixo orgânico em uma bela compostagem que se transformará em um adubo natural para as suas plantas.

Todo lixo que produzimos se torna um fator agravante das mudanças climáticas. Todos precisamos fazer uma pequena parte para contribuir com o planeta. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, anualmente, nosso país produz mais de 30 toneladas de resíduos orgânicos. Muito desse lixo é resultado do desperdício de alimentos. Mas se você não desperdiça e ainda assim ainda tem sobras, saiba que é possível eliminá-las com a compostagem e ajudar a diminuir o efeito estufa.

Fazer uma composteira em casa é bastante simples. Você ainda pode fazê-las com minhocas ou sem. O que você vai precisar:

  • 3 caixas escuras, uma delas com tampas;
  • Folhas secas, galhos secos e um pouco de serragem;
  • Minhocas

As caixas devem ser empilhadas em três níveis, as duas primeiras com furos na base, para que os resíduos passem de uma para outra. A primeira caixa, que funcionará como dreno, deve ser forrada com os galhos, folhas e serragem. Em seguida você coloca as minhocas e acima os resíduos orgânicos produzidos. É importante que o lixo orgânico seja coberto com folhas secas para contribuir com a oxigenação e também ajudará a eliminar qualquer mal cheiro resultante do processo.

Se você tem filhos ou gosta de colocar em prática experimentos científicos, você pode baixar o app-book “Ostras”, da coleção Novozymes Nova Perspectiva. Ao final da história há um passo a passo que ensina os pequenos cientistas a fazerem sua própria composteira. E se você duvida que eles possam realizar essa atividade precisa conferir a história de um grupo de estudantes em Paranaguá (clique aqui e lei a história completa), que desenvolveram uma composteira para uma creche na cidade.

Mas se você é daqueles que adoram um tutorial, a Prefeitura de Curitiba criou um vídeo-tutorial especial que mostra como é fácil resolver o problema do lixo orgânico montando uma composteira. Confira as dicas e faça a sua!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *