13-03-2017

Como descartar óleo de cozinha corretamente?

O óleo de cozinha deve ser descartado em locais corretos para evitar danos ambientais. Verifique um posto de coleta perto da sua casa.

O óleo de cozinha é um alimento muito utilizado na culinária por todo o mundo, as mais variadas culturas consomem essa iguaria das mais diversas formas, seja como tempero, ingrediente ou, como mais se vê, na preparação de pratos fritos.

É de conhecimento geral que este alimento, depois que utilizado, é uma substância poluente e que uma pequena quantidade descartada da maneira errada, pode trazer grande prejuízo ao meio ambiente. Ele também é um produto reciclável, que pode ser reutilizado na fabricação de biocombustível, produtos de limpeza e tintas, por exemplo. No entanto, um grande número de pessoas opta por descartá-lo como lixo orgânico ou mesmo despejando-o em pias e ralos, causando danos ambientais, poluindo fontes de água e solo.

E agora, como descartar essa substância sem provocar danos ao meio ambiente?

Doação / Descarte adequado

Como já mencionamos, o óleo de cozinha pode ser usado na fabricação de outros produtos, entre eles está o biodiesel, um combustível ecologicamente correto, que não emite gases poluentes. Para isso, basta fazer a doação do óleo nos postos de coleta de sua cidade. Com uma rápida busca na internet é possível descobrir onde fazer a entrega.

Reciclagem

O óleo pode ser usado em lamparinas, pois sua combustão resulta em fogo, uma ótima solução na falta de luz elétrica. A fabricação de sabão caseiro também é uma opção de reutilização do óleo de cozinha. Produtos como tinta e massa para fixação de vidros também são alternativas.

Alimentação de animais

O óleo resultante das frituras pode ser misturado à comida de animais em fazendas e sítios, enriquecendo a sua alimentação, gados, porcos, galinhas e até pássaros podem ser beneficiados.

Ao fazer uso dessas medidas, utilizar e descartar o óleo de cozinha de forma consciente, você colabora com a conservação do meio ambiente e evita os impactos negativos da eliminação inadequada. Assim o resultado é sempre positivo e beneficia os ecossistemas como um todo, isso evita a contaminação da água, dos vegetais, do ar e do solo, o resultado é o equilíbrio das interações necessárias à sobrevivência na Terra.

Uso de enzimas para ampliar a produção de biodiesel

Além de todas as vantagens que o uso de biodiesel apresenta, é possível ainda ampliar sua produção ao fazer uso de enzimas. A Novozymes, reconhecida mundialmente pela qualidade das suas enzimas industriais, possui uma série de soluções que contribuem para maximizar a produção e reduzir a quantidade de água e energia utilizada durante o processo de produção de biodiesel.

No site Bioblog (http://www.bioblog.com.br) é possível conferir toda a atuação da Novozymes na área de biocombustíveis.

Quer fazer um comentário?