Sustentabilidade

Comissão de Agricultura da Câmara aprova política de valorização de frutos do Cerrado

Segundo a Agência Câmara, o objetivo é incentivar o cultivo, o beneficiamento e a comercialização de frutos do Cerrado

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria Política Nacional para o Manejo Sustentável do Pequi e demais frutos e produtos nativos do Cerrado. O Projeto de Lei 1970/19 recebeu parecer favorável no dia 29 de agosto de 2019.

O objetivo do projeto é incentivar o cultivo, o beneficiamento e a comercialização de produtos nativos do Cerrado, por meio de uma política voltada para o desenvolvimento sustentável do bioma.

A árvore é protegida pela legislação brasileira e o projeto reforça a importância do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, que vem passando por um processo de degradação ambiental. Com mais de 10 tipos de frutos nativos comestíveis regularmente consumidos pela população e comercializados no mercado local, o Cerrado encontra-se em rápido processo de desmatamento, que já alcança a 48,5% do bioma.

De acordo com o projeto, a política de valorização de frutos e produtos do Cerrado terá entre seus objetivos a identificação das comunidades tradicionais que vivam da coleta do pequi e de outros produtos nativos, a criação de incentivos à preservação das áreas de ocorrência do pequizeiro e de outras espécies, a divulgação dos componentes nutricionais e medicinais dos frutos, e a criação de um selo que identifique a área de produção e a qualidade do produto.

A política receberá recursos de dotações orçamentárias, entre outras fontes. O dinheiro será utilizado para apoiar o desenvolvimento da cultura do pequi e demais frutos nativos do Cerrado; para fortalecer e expandir os segmentos da cadeia produtiva e para realizar pesquisas, estudos e diagnósticos.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tags:

2 comentários

  1. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.

    Gir Leiteiro

    1. Olá, ficamos muito felizes com seu feedback 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *