14-02-2017

Combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?

São vários os problemas causados pelos gases liberados com a queima dos combustíveis fósseis, entre eles a poluição do ar e o aquecimento global.

Os combustíveis fósseis mais comumente conhecidos são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Todos têm origem a partir da decomposição de resíduos orgânicos e embora apresentem diversos aspectos que vão na contramão da sustentabilidade, os combustíveis fósseis ainda permanecem em evidência, sendo, ainda muito utilizados para movimentar motores, aquecer materiais e produzir energia.

Por serem de origem de matérias-primas que demoram milhões de anos para serem originadas, os combustíveis fósseis são considerados recursos naturais não renováveis. E, para se ter ideia, estima-se que os combustíveis fósseis utilizados atualmente são originados de matérias-primas de 65 milhões de anos atrás. Além da questão de não serem renováveis, os combustíveis fósseis causam danos ao meio ambiente.

Impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis fósseis

  • A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
  • O dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. Esse fenômeno pode levar à destruição monumentos feitos de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas.
  • A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode resultar em asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ecâncer de pulmão. A exposição prolongada pode aumentar as infecções respiratórias na população em geral. As crianças e os idosos são mais vulneráveis a partículas finas e outras substâncias tóxicas no ar.
  • Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.

Biotecnologia

Todas as situações acima têm sido decisivas e inspiradoras para a busca de fontes de energia renováveis, como os biocombustíveis, que podem ser originados a partir de plantas e, inclusive, de resíduos domésticos.

A Novozymes, líder mundial em biosoluções, tem auxiliado a indústria na maximização da produção de combustíveis renováveis, como o biodiesel e o etanol. No site Bioblog (www.bioblog.com.br) constam diversas informações sobre a atuação da Novozymes na área de biologia e sustentabilidade.

Quer fazer um comentário?