Sustentabilidade

Campanha #MaresLimpos ganha fôlego com o Dia do Mar

Quando pensamos no dia 12 de outubro lembramos apenas do Dia das Crianças e da padroeira do Brasil, mas essa data marca, também, o Dia do Mar, que representam cerca de 97% de toda a água do planeta

Quando pensamos no dia 12 de outubro lembramos apenas do Dia das Crianças e da padroeira do Brasil, mas essa data marca, também, o Dia do Mar, que representam cerca de 97% de toda a água do planeta, que além de auxiliar para equilibrar todo um imenso ecossistema, são fonte de alimento para o homem e de oxigênio para o meio ambiente. Além de tudo isso, são essas águas que formam as praias no litoral de muitos países.

Para celebrar essa data, precisamos lembrar que existem três oceanos. O maior deles é o Pacífico, com 50% de toda água salgada do planeta e está localizado entre a Ásia, a América e a Austrália. O Atlântico é o oceano mais navegado e se estende pela costa leste da América, pela Europa e pela costa oeste da África. O Índico é o menor dos três oceanos e banha a África, a Ásia e a Austrália.

Precisamos proteger os mares, por isso, em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente lançou a campanha #CleanSeas, instigando os governos a aprovarem políticas de redução de plástico, a indústria a minimizar as embalagens plásticas e redesenhar produtos e convida os consumidores a mudarem seus hábitos de descarte antes que danos irreversíveis aconteçam aos nossos mares. No Brasil, a campanha chama-se #MaresLimpos e adapta os esforços globais ao contexto brasileiro, apoiando a elaboração do Plano de Ação Nacional para Combate ao Lixo no Mar.

Em 2018, a entidade aposta em um brasileiro, o ator Mateus Solano, como representante e o mais novo Defensor da Mares Limpos. Mateus é ambientalista e criou o grupo Mudar para Preservar, que promove ações de limpeza de praia e conta com a participação de artistas e ativistas engajados na questão socioambiental.

“Que grande honra ser Defensor Mares Limpos! Espero poder contribuir para a luta pelo respeito aos oceanos, berçário de toda a vida”, disse Mateus Solano sobre o convite realizado pela ONU Meio Ambiente. Consagrado como um dos maiores atores brasileiros por vários trabalhos na TV, teatro e cinema, Mateus é brasiliense, mas vive no Rio de Janeiro, onde se depara com o lixo nas praias com frequência. Casado e pai de dois filhos, leva a família para participar de ações de limpeza em praias, lagos e rios, reforçando a importância da ação individual para mudar o triste cenário da poluição plástica.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *