Bioenergia

Calculadora 2050 Brasil permite avaliar o cenário energético brasileiro

Com a Calculadora 2050 Brasil é possível, além de analisar o cenário energético também avaliar o seu impacto nas emissões de gases de efeito estufa

Acompanhar o cenário energético brasileiro não é algo simples – e muito menos fácil – mas uma nova ferramenta, a Calculadora 2050 Brasil – Setor Energia pode ajudar os planejadores, pesquisadores e a comunidade como um todo a acompanhar e perceber diversos cenários do setor energético e analisar o seu impacto na emissão de gases de efeito estufa (GEE), composição da matriz energética, dependência externa de energia, com uma facilitador importante, que é a representação por gráficos e tabelas geradas automaticamente.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a análise é feita a partir de premissas e cálculos gerados a partir de uma matriz criada no programa excel – que também está disponível – e, com ela, por meio do balanço entre a oferta e a demanda de energia, além da expansão da oferta e eficientização da demanda, a Calculadora 2050 ajuda a identificar uma série de cenários possíveis. Com esses cenários, é possível, também, ampliar as discussões sobre o futuro do sistema energético nacional e as áreas com maior potencial de mitigação de emissões de GEE.

A Calculadora 2050 brasileira foi inspirada na criação inglesa e hoje já foi também adaptada por países como Bélgica, África do Sul, Japão, México, Colômbia, Índia, China, entre outros. No site do EPE é possível, inclusive, acessar as calculadoras de outros países.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *