Sustentabilidade

Brasília ganhará novo plano de mobilidade urbana criada em parceria com a ONU

A estratégia visa democratizar a mobilidade urbana, principalmente, o acesso aos centros urbanos, garantindo que ciclistas e pedestres possam percorrer a capital federal e outras cidades do DF com segurança.

A Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente está apoiando um projeto inovador de mobilidade urbana em Brasília (DF), a cidade que tem um dos índices mais altos de deslocamentos feitos por carro no país (41%). Isso, agora, está prestes a mudar com a nova Política de Mobilidade Ativa do DF, elabora com ajuda da ONU, que quer incentivar o uso de bicicleta e caminhadas. A estratégia visa democratizar o acesso aos centros urbanos, garantindo que ciclistas e pedestres possam percorrer a capital federal e outras cidades do DF com segurança.

“O uso de biocombustíveis, até as eco-bikes, pode contribuir para combater as mudanças climáticas e a fome em regiões devastadas em todo o mundo, por um planeta mais sustentável. Conheça aqui o EcoMobility: cidades comprometidas com o transporte sustentável

A nova política também visa integrar formas de “mobilidade ativa” — a pé e com bicicleta — ao sistema público de transporte. Serão promovidas ações de conscientização para mudar hábitos e comportamentos dos moradores do DF. Ainda em fase de concepção e planejamento, a iniciativa deverá sair do papel em setembro de 2018, quando o governo começará a realizar melhorias na infraestrutura.

A ONU Meio Ambiente apoia as autoridades do Distrito Federal por meio do seu programa Share The Road.

Você também pode aproveitar e conhecer mais sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, que trata de Cidades e comunidades sustentáveis. Ele busca transformar cidades e assentamentos humanos, tornando-os resilientes, seguros, inclusivos e sustentáveis. Devido à falta de planejamento urbano e problemas sociais, a população de vários municípios do mundo sofre com serviços públicos de má qualidade ou mal estruturados. Nesse contexto, o ODS 11 está voltado justamente para a resolução dessas questões em todos os seus âmbitos. Saiba mais sobre esse tema clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *