Outros

Brain Space: a importância de dar um tempo para seu cérebro

Brain Space - Descansar o cérebro

Você faz ideia de quanto tempo por dia, em média, você usa aparelhos eletrônicos? Consegue perceber o impacto que isso tem na sua rotina, ou ainda, no seu cérebro?

O cérebro humano é um dos mais importantes órgãos do nosso corpo, responsável por nossos pensamentos, ações (conscientes ou não) e concentração. Apesar de corresponder a aproximadamente 2% do peso de uma pessoa, para que seja capaz de realizar todas essas funções, o cérebro sozinho consome em torno de 20% de toda a energia e oxigênio que consumimos constantemente. Também, pudera, temos uma capacidade de pensamento e raciocínio espantosa: uma pessoa adulta processa, em média, mais de 50.000 pensamentos por dia, o que traz dificuldade para muitos em manter o foco e a atenção.

Mas, com o avanço da tecnologia, está cada vez mais difícil manter nossas mentes atentas em uma única coisa, afinal, a todo instante temos acesso a um mundo de informações e atualizações na palma da mão. Sabemos que a tecnologia tem seus pontos positivos, e o quanto é importante na era moderna. Mas, será que precisamos ficar tão constantemente ligados na tela? Já se estima que, hoje, os jovens checam seus telefones aproximadamente 150 vezes ao dia – o equivalente a uma olhada no celular a cada seis minutos! Você já considerou quais são os obstáculos que essa interação traz ao nosso cérebro?

Muitos pensam que com a tecnologia, principalmente os celulares, nos tornamos capazes de fazer mais de uma coisa de uma vez, a chamada ação “ multitarefa”, mas já é comprovado que nosso cérebro só consegue processar uma tarefa de cada vez, onde mudar de uma tarefa para outra rapidamente demora mais tempo do que fazer uma de cada vez, de forma mais eficiente. Não bastasse diminuir nossa produtividade, o uso de eletrônicos de forma constante também está afetando nosso tempo médio de atenção, que já está menor do que um peixe dourado. Um estudo revelou que a vida digital está afetando nossa capacidade de manter o foco por longos períodos de tempo: estamos na média de 8 segundos, enquanto um peixinho dourado consegue manter a atenção em algo por 9 segundos!

Bom, já entendemos que precisamos diminuir nossa dependência tecnológica. Pensando em formas de incentivar momentos “off-line” do dia, a Novozymes está promovendo com seus colaboradores a campanha “Brain Space” (Espaço do Cérebro), que procura trazer à rotina dos funcionários a mentalidade de “dar um tempo” ao cérebro. A primeira iniciativa dentro da campanha é o incentivo à diminuição do uso de celulares e das redes sociais, afinal – como é incentivado pela campanha – você ganha muito mais ao aproveitar o momento que está do que somente passar um dedo por uma tela, e, de quebra, presenteia seu cérebro com um merecido descanso.

O que acha de aderir a essa campanha? Tente ficar, pelo menos, 15 minutos do seu dia sem usar o seu celular. Pode ser difícil no começo, mas você perceberá como poderá aproveitar melhor os pequenos momentos do seu dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *