31-01-2017

Biorrendimento: aumento da produção agrícola e sustentabilidade

A demanda crescente por alimentos e a preocupação cada vez maior dos consumidores sobre o que estão ingerindo têm evidenciado a importância de melhorar a agricultura. Isso engloba encontrar formas de deixar os alimentos nutritivos, ao mesmo tempo em que ocorre aumento da produtividade na lavoura.

Ao utilizar soluções microbianas que têm como origem micro-organismos naturais, entre eles bactérias e fungos, é possível complementar ou substituir os adubos utilizados tradicionalmente e os compostos para controle de pragas. Especialistas têm apontado que a associação de produtos agroquímicos com soluções biológicas é a alternativa mais apropriada para a agricultura moderna e extensiva, proporcionando um manejo adequado e de baixo impacto ambiental, aliando biologia e sustentabilidade da melhor forma possível.

Bioelementos de qualidade

Entre as plataformas biológicas que contribuem para melhorar a agricultura estão as opções de biorrendimento, que nada mais são do que fungos que possuem um mecanismo de solubilização de nutrientes do solo, permitindo que as plantas produzam mais. A Novozymes, conhecida como líder mundial em bioinovação, trabalha com produtos voltados ao biorrendimento e tem criado soluções biológicas industriais para a agricultura, com o intuito de melhorar o negócio dos clientes e o uso dos recursos do planeta.

União de conhecimento para melhorar a agricultura

A Aliança BioAg, que integra a Novozymes e a Monsanto, estabeleceram o Alliance BioAg para desenvolver soluções microbianas que têm a capacidade de maximizar o rendimento das culturas agrícolas. A parceria entre essas duas gigantes resulta em estudos abrangentes que beneficiam a agricultura, o meio ambiente e a sociedade em geral. Atualmente, para atender as demandas da agricultura moderna, a Aliança BioAg tem trabalhado com três plataformas biotecnológicas: biorrendimento, biofertilidade e biocontrole. Esse conjunto de tecnologias contribui de diversas formas com quem trabalha no campo, potencializando a produção, melhorando a qualidade dos alimentos gerados e, consequentemente, aumento os lucros dos agricultores.

Ficou curioso com todas essas possibilidades que as biosoluções podem trazer para melhorar a forma de produção de alimentos? No site Bioblog (www.bioblog.com.br) você pode conferir todas as áreas em que é possível utilizar as soluções enzimáticas da Novozymes, como no setor têxtil, cervejeiro, farmacêutico e de limpeza.

Quer fazer um comentário?